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As altas temperaturas impactam diversos aspectos dos veículos, principalmente os sistemas de arrefecimento do motor elétrico e das baterias. Apesar de carros elétricos terem uma mecânica mais simples, eles também são impactados pelo calor e podem ter sua performance reduzida. Isso pode representar um desafio extra para o gestor da frota, já que a diminuição da autonomia requer mudanças nos planejamento inicial e impacta diretamente no custo das entregas e na experiência do cliente.
A Geotab, líder global em soluções de transporte conectado, analisou dados anonimizados de milhares de veículos elétricos e concluiu que, apesar das temperaturas mais baixas impactarem a performance dos VEs (pois o frio afeta a capacidade das baterias de armazenar e liberar energia), o calor faz com que a queda na autonomia dos VEs seja mais rápida. As análises mostram também que temperaturas na faixa de 21°C são ideais para a autonomia desses veículos, apresentam melhor desempenho do que sua autonomia nominal, atingindo picos de 115%. Assim, em um dia de condições amenas, um veículo que deveria ter a autonomia de 100km, pode ir além e entregar até 115km.
É importante que motoristas e gestores contem com ferramentas de monitoramento, que possam analisar os dados de performance dos veículos e oferecer insights sobre como obter a melhor performance em temperaturas extremas. A Geotab oferece uma ferramenta gratuita que mostra o impacto da temperatura e velocidade na autonomia do veículo elétrico.
Os veículos elétricos representam um grande avanço em relação ao combate às mudanças climáticas, por isso muitos países já estão adotando planos para a migração de suas frotas. “Cada veículo a combustão que deixa de circular é um passo rumo a cidades mais sustentáveis e menos poluídas. Nos orgulhamos muito de apoiar nossos clientes em seus processos de eletrificação de frotas”, diz Eduardo Canicoba, VP da Geotab no Brasil. (Motor Mais)