Frota & Cia
A XCMG (Xuzhou Construction Machinery Group Co. Ltd.), empresa do setor de máquinas pesadas e referência na eletrificação destes veículos, terá o primeiro caminhão com propulsão (BiTruck), totalmente elétrico, a circular pelas rodovias do Brasil. A novidade, que já está em fase de testes, foi desenvolvida em parceria com a 4TRUCK Soluções sobre Rodas.
O baú lonado (sider) da 4TRUCK terá impressão digital nas portas traseiras e nas lonas laterais, além de um logotipo indicando que é sustentável. O modelo E7-29R da XCMG tem o Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de 29 toneladas e pode percorrer até 150 quilômetros de autonomia com uma carga e velocidade máxima de 80 km/h.
Outras especificações técnicas do caminhão elétrico constam uma tração de 6×4, uma potência de 282 cv e uma bateria de 282 kWh recarregável e substituível com um sistema elétrico de 2 fios e controle negativo como o fonte. O tempo necessário para recarga total do veículo é de aproximadamente 1 hora. Além de uma economia de, aproximadamente, 60% no custo por km rodado.
Por enquanto, o E7-29R está sendo aplicado somente no transporte em distâncias curtas. Segundo Osmar Oliveira, CEO e fundador da 4TRUCK Implementos Rodoviários, uma possível frota elétrica de caminhões não só neutralizaria consideravelmente as emissões de carbono que atualmente a antiga libera com o diesel, mas também proporcionaria mais resistência e agilidade nas estradas.
“O Brasil tem uma frota bastante envelhecida, que polui muito, tem menos ergonomia para o motorista, quebra mais fácil, pesa mais no asfalto, e transporta quantidades menores de itens por veículo. Por isso a renovação da frota é importante, e a mudança nas tecnologias do caminhão ajuda bastante”. (Frota & Cia/Priscila Ferreira)