Desafio Ambiental
A Volkswagen do Brasil avança em sua estratégia de sustentabilidade com conquistas ambientais relevantes. É a 1ª fabricante de veículos do Brasil a conquistar o Certificado Lixo Zero multisites, ou seja, todas as unidades da empresa foram certificadas. Essa certificação atesta que a companhia encaminha de forma ambientalmente correta seus resíduos.
Com as suas cinco unidades do Brasil certificadas, a Volkswagen obteve nota média de 94%, que está acima da exigida pelo Instituto Lixo Zero Brasil para conceder o certificado (90%). Destaque para o Centro de Peças e Acessórios (PAC) da Volkswagen, em Vinhedo (SP), que conquistou nota 99,9%, a mais alta já concedida pelo instituto, além de ser o primeiro centro de distribuição de peças a conquistar a certificação no País.
A Certificação Lixo Zero é a única do Brasil válida pela ZWIA (Zero Waste International Alliance – Aliança Internacional Lixo Zero), com metodologia vigente em mais de 20 países.
“Na Volkswagen do Brasil, seguimos acelerando com a estratégia Way to Zero, rumo à neutralidade de carbono até 2050. Especialmente neste ano, quando completamos 70 anos de Brasil, é uma honra sermos a primeira fabricante de automóveis do País a conquistar o Certificado Lixo Zero multisites. Além disso, a Volkswagen obteve nota 94%, acima da média exigida, e o nosso Centro de Peças e Acessórios de Vinhedo alcançou a nota mais alta já concedida pelo Instituto Lixo Zero Brasil: 99,9%. Essas conquistas reafirmam o compromisso da Volkswagen com as pessoas e o planeta”, diz Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.
“O Certificado Lixo Zero atesta que a Volkswagen do Brasil tem uma gestão de resíduos robusta, com foco na redução do impacto ambiental, tanto para a empresa como para a sociedade. Destinar os resíduos para reciclagem ou reuso, além da pesquisa em novas tecnologias, é uma prática consolidada da nossa empresa. Esse certificado comprova o comprometimento da Volkswagen com a gestão ambiental”, diz Fabrício Valério, gerente executivo de Planejamento de Manufatura da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul.
“Avaliar e certificar os processos da Volkswagen do Brasil foi um desafio significativo. Sendo referência no setor automotivo, a Volkswagen estabelece um padrão elevado, e a nossa certificação evidencia o impacto positivo dessa iniciativa, beneficiando não só a empresa, mas toda a indústria. A conquista da certificação Lixo Zero pela Volkswagen é um marco, demonstrando seu comprometimento com práticas sustentáveis e o cuidado com o meio ambiente. Esse feito não apenas eleva o patamar da empresa, no quesito responsabilidade ecológica, mas também serve de inspiração para outras organizações adotarem medidas semelhantes, pavimentando o caminho para um futuro ainda mais sustentável”, declara Mateus Peçanha, CEO da Zeros, operadora da certificação junto ao Instituto Lixo Zero Brasil.
Diversos projetos implementados pela Volkswagen do Brasil contribuíram com a conquista do Certificado Lixo Zero multisites. Entre os quais a implementação do conceito Aterro Zero em todas as unidades, envio de madeira triturada como biomassa para fornos siderúrgicos, redução no uso de plásticos, entre outros.
Outra ação importante é o reaproveitamento de sobra de tecidos de veículos pelo projeto social Costurando o Futuro, da Fundação Grupo Volkswagen, que capacita profissionais de costura. Por meio da técnica do upcycling, tecidos automotivos doados pelas marcas do Grupo Volkswagen e fornecedores são transformados em itens como mochilas, estojos, nécessaires, entre outros, contribuindo com a sustentabilidade do planeta e investindo no desenvolvimento social. Desde 1979, a Fundação Grupo Volkswagen já beneficiou mais de 3 milhões de pessoas com diversas ações de educação e desenvolvimento de comunidades.
A Volkswagen do Brasil também conquistou o Selo Ouro em seu inventário de emissões atmosféricas GHG Protocol, a metodologia que calcula emissões para descarbonização, logo em sua primeira publicação do documento. O Selo Ouro corresponde ao nível mais alto de certificação do programa, sendo concedido às empresas que demonstram o atendimento de todos os critérios de transparência na publicação e têm seu relatório verificado por Terceira Parte (Organismo Verificador Independente). (Desafio Ambiental/Lenilde Pacheco)