Petrobras lança segunda etapa da maior seleção pública socioambiental de sua história

Coisas de Agora/Agência Petrobras

 

A Petrobras vai lançar na terça-feira, dia 07 de novembro, em sua sede no Rio de Janeiro, a segunda etapa da maior seleção pública socioambiental da sua história, no ano em que completa 70 anos. A companhia vai investir cerca de R$ 220 milhões neste edital e, contabilizando-se os projetos sociais e ambientais já em andamento com os que serão selecionados, atingirá um investimento total de R$ 1 bilhão nos próximos quatro anos.

 

As inscrições serão abertas para projetos sociais e ambientais destinados às regiões Sudeste (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo) e Centro-Oeste (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul – bioma Pantanal). Essas iniciativas vão complementar a carteira de mais de 90 projetos já vigentes do Programa Petrobras Socioambiental.

 

Com a inclusão do bioma Pantanal neste edital, a Petrobras volta a investir em iniciativas de conservação em todos os biomas brasileiros, estendendo sua atuação socioambiental para além das comunidades onde atua diretamente. Outra novidade é a inclusão de uma oportunidade para projeto ambiental de mitigação dos impactos do lixo no mar no litoral do Sudeste, além de um projeto social voltado para população em situação de rua no Rio de Janeiro.

 

Por meio do Programa Petrobras Socioambiental, a Petrobras investe voluntariamente em projetos que atuam nas linhas de Educação, Desenvolvimento Econômico Sustentável, Oceano e Florestas. Nas iniciativas de Florestas, a empresa busca investir em projetos que valorizam a conservação de todos os biomas brasileiros apoiando ações de conservação com uso sustentável dos recursos naturais, que consideram modos de vida, sistemas de produção e conhecimentos associados à sociobiodiversidade.

 

Serviço

Evento de lançamento da segunda etapa do Programa Petrobras Socioambiental

com a participação do presidente Jean Paul Prates

Terça-feira, 7 de novembro às 14 horas

Edifício Senado

Auditório 1 – 1º subsolo

Torre A

 

A Petrobras desenvolveu uma solução digital inovadora para avaliar a intensidade de carbono de seus produtos: é o sistema ACV Digital – ACV – Avaliação de Ciclo de Vida -, que calcula as emissões de gases de efeito estufa no ciclo de vida dos produtos de forma online, trazendo ganhos de sustentabilidade e rastreabilidade às operações. Implementado pela primeira vez na Refinaria Henrique Lage (Revap), em São José dos Campos (SP), como projeto-piloto, o sistema está em fase de aprimoramento e a expectativa é que seja estendido às demais refinarias da Petrobras.

 

A ACV Digital é uma ferramenta importante para a gestão das emissões de gases de efeito estufa dos produtos, contribuindo nos processos internos de otimização da produção. “Acreditamos no potencial da inovação para gerar impacto positivo na transição energética. O Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), como indutor do desenvolvimento tecnológico, tem um papel essencial para viabilizar soluções para uma economia de baixo carbono. É com esse objetivo que as equipes do Cenpes, Refino, Clima e Tecnologia da Informação desenvolveram o sistema ACV Digital, de forma integrada e colaborativa”, disse o Diretor de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, Carlos Travassos.

 

A intensidade de carbono é uma informação essencial em uma economia de baixo carbono, passando a ser um atributo de diferenciação entre produtos. A ACV Digital será importante para o desenvolvimento de produtos de baixo carbono e para atender às demandas de clientes que buscam ganhos de sustentabilidade e competitividade.

 

“Nosso portfólio de soluções digitais será fundamental para impulsionar o desempenho de nossas operações de refino e posicionar a Petrobras entre os melhores refinadores do mundo. Uma dessas soluções, a ACV Digital, fará a diferença nessa jornada, ao monitorar as emissões de gases de efeito estufa de nossos produtos em todo o ciclo de vida, contribuindo para desenvolver produtos ainda mais competitivos”, afirma o diretor de Processos Industriais e Produtos, William França da Silva.

 

A Petrobras continua empenhada em apostar na inovação e na pesquisa e desenvolvimento para pavimentar o caminho rumo à transição energética. “A transição energética está em curso e requer quantificação e transparência cada vez mais robustas das emissões de gases de efeito estufa de nossos produtos em todo o ciclo de vida. Queremos usar essas informações para aprimoramento e desenvolvimento de nossos produtos, assegurando ao mercado opções que contribuam para uma economia de baixo carbono e uma transição energética justa” disse o Diretor de Transição Energética e Sustentabilidade, Maurício Tolmasquim. (Coisas de Agora/Agência Petrobras)