GWM no Brasil: Inovação e eletrificação no setor automotivo

Portal Exame

 

As profundas transformações da indústria automobilística são tema do terceiro episódio, da segunda temporada, do podcast Clube CMO, parceria entre a EXAME e a Zmes, que contou com a participação de Luiz Fernando Guidorzi, head de marketing da GWM. Em conversa com Marcelo Tripoli, CEO e fundador da Zmes, o executivo revela como a marca chinesa conquistou espaço no mercado brasileiro.

 

Considerada a maior empresa do país com capital fechado listado na Bolsa de Xangai, a Great Wall Motors (GWM) vem se destacando com uma abordagem inovadora, que desafia percepções antigas sobre os carros chineses e a mobilidade no país.

 

Mais do que uma fabricante de automóveis, a GWM é um ecossistema que abrange não apenas a produção de veículos, como também de baterias, e tem forte foco na eletrificação e no desenvolvimento de células de hidrogênio. A empresa já tem planos para introduzir caminhões movidos a hidrogênio no Brasil, seguindo uma tendência de energia limpa.

 

Atualmente, o principal enfoque da GWM está na produção de veículos eletrificados. A companhia se destaca pela ampla variedade de produtos nessa categoria, a exemplo dos modelos Haval H6 HEV e PHEV, que atendem às necessidades de consumidores em busca de uma mobilidade mais sustentável.

 

De acordo com o executivo, um dos maiores desafios no país é a infraestrutura de carregamento, especialmente, para viagens de longa distância. A empresa tem buscado soluções para o problema estabelecendo parcerias com outras companhias para a instalação de pontos de carregamento em shoppings e estacionamentos, além de colaborar com parceiros de energia para criar um ecossistema completo.

 

Ainda segundo ele, a GWM está comprometida não apenas em fornecer infraestrutura, mas também em educar o público sobre a eletrificação, desmitificando a tecnologia, esclarecendo dúvidas e promovendo a adoção desse tipo de veículo.

 

Na visão de Tripoli, que adquiriu seu primeiro carro elétrico em 2020, o modelo é ideal para o uso na cidade, mas para viagens de longa distância pode se tornar um desafio devido à falta de infraestrutura de carregamento. É neste contexto que os carros híbridos e plug-in híbridos entram em jogo, destaca o CMO da GWM. “As opções oferecidas pela empresa garantem eficiência, economia e, acima de tudo, uma experiência de direção confiável. O futuro da eletrificação nunca pareceu tão promissor.”

 

Temporada dedicada ao setor automobilístico

 

Na segunda temporada temática, dedicada ao setor automobilístico, o podcast do Clube CMO traz uma abordagem aprofundada das mais recentes inovações, apresentando insights dos principais especialistas do setor. Confira abaixo, os episódios anteriores:

 

Como funciona o Clube CMO

 

O Clube CMO é destinado a líderes de marketing das organizações, entre CMOs, vice-presidentes e diretores. O intuito do clube é possibilitar troca de conhecimento, resolução de problemas e discussões produtivas sobre o mercado publicitário.

 

Os associados participam de jantares de relacionamento e encontros de learning com especialistas nos temas abordados. Os membros têm participação ativa no conteúdo da EXAME, por meio de podcast, matérias de cobertura dos eventos e coluna do Clube CMO.

 

O Clube CMO tem patrocínio da HYPR, NEOOH e Salesforce, e conta com apoio da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes). (Portal Exame)