Jornal do Carro
Quase três anos depois de estrear nos Estados Unidos, o Ford Mustang Mach-E está entre nós. O crossover desembarca do México para ser o primeiro carro elétrico da montadora no País. O motivo da demora é que o SUV a bateria, lançado no fim de 2020, é atualmente um dos elétricos mais vendidos do mercado norte-americano. No ranking, aparece atrás apenas dos Tesla Model 3 e Model Y, atuais líderes de vendas globais do segmento.
Pois o Mustang Mach-E chega aqui com preço de R$ 486 mil e disponível somente na versão topo de linha GT Performance. Com o modelo, a Ford planeja concorrer não apenas contra SUVs elétricos de marcas premium, como BMW iX3 e Volvo XC40, mas também com modelos esportivos, como Audi e-tron GT, BMW i4 e até o Porsche Taycan. Para isso, o Mustang Mach-E combina dois motores elétricos, tração integral e um pacote de bateria robusto.
O pacote da versão GT Performance, segundo a Ford, coloca o crossover elétrico em vantagem perante os rivais. Por exemplo, o modelo tem como diferenciais rodas de liga leve de 20 polegadas, teto solar panorâmico (o maior disponível em um Ford), bancos dianteiros esportivos e o emblema GT na traseira. Para reduzir peso, o Mustang Mach-E tem a tampa traseira feita de material plástico mais leve e o capô de alumínio. E vem de fábrica com freios de alto desempenho da italiana Brembo.
Mustang Mach-E tem 487 cv e boa autonomia
Com entregas em até 60 dias a partir desta última segunda-feira (16), o Ford Mustang Mach-E faz valer o visual de muscle car – que, aliás, é um destaque no modelo. O seu conjunto elétrico reúne dois motores instalados um em cada eixo, o que lhe fornece tração integral. Ao todo, segundo a Ford, são 487 cv de potência máxima, mais que os 483 cv gerados pelo motor 5.0 V8 Coyote a gasolina, que equipa o cupê Mustang Mach 1.
Mas o que garante a aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos é o torque máximo parrudo de 87,6 mkgf, que é entregue no Mustang elétrico de forma imediata. Para comparação, no Mustang V8 o torque chega a 56,7 mkgf a 4.900 rpm. Mas o melhor é que, mesmo com o desempenho de esportivo, o Mach-E consegue entregar números surpreendentes de autonomia. Segundo o Inmetro, são 379 km de alcance com a bateria de 91 kWh 100% carregada.
Mas, no ciclo global WLTP, o Mustang Mach-E é ainda melhor e alcança 541 km de autonomia com a carga completa. O seu pacote de baterias de íons de lítio, que fica instalado sob o assoalho, tem 12 módulos e pesa 596 kg. O componente é fornecido pela LG e tem garantia de fábrica de 8 anos ou 160 mil km, mesma cobertura dada aos dois motores e aos sistemas de alta voltagem do conjunto elétrico. Para o carro, são 3 anos de garantia sem limite de quilometragem.
Por dentro, Mustang Mach-E é bem acabado e moderno
Além de trazer um conjunto elétrico poderoso, o Ford Mustang Mach-E também impressiona na cabine. O crossover elétrico tem painel de visual limpo e moderno, assim como materiais agradáveis e sofisticados. Há, por exemplo, partes das portas e do painel cobertos com couro, camurça e tecido. Entretanto, o destaque visual fica com a enorme tela de 15,5 polegadas do sistema multimídia, em disposição vertical e com um botão físico na parte inferior.
Já o display atrás do volante tem 10,2″ e traz informações do computador de bordo, bem como o status da bateria. Outro destaque a bordo do Mustang Mach-E é o espaço. Na frente, o crossover elétrico tem um seletor eletrônico e giratório do câmbio e uma grande bandeja com um carregador de celular sem fio para smartphones. Já atrás o SUV tem bom espaço para três adultos, garantido pelo generoso entre-eixos de 2,98 metros. Há ainda dois compartimentos para malas. O traseiro tem 402 litros, enquanto o dianteiro, onde ficaria o motor V8, tem 139 litros.
Entre os equipamentos, o Mustang Mach-E traz como destaque o sistema de conectividade FordPass, que permite o uso do celular como chave remota, por exemplo. E tem mais: no SUV elétrico é possível acompanhar dados do carregamento da bateria em tempo real, bem como programar a recarga e até preparar a bateria para melhor eficiência ao sair. A versão GT Performance ainda tem som Bang & Olufsen, faróis Full-LEDs, bancos elétricos, porta-malas com abertura por movimento, câmera 360º, bem como um pacote de segurança bastante completo e repleto de assistentes semiautônomos. Por fim, tem um item diferenciado no modelo: há um 9º airbag entre os bancos dianteiros.
Mustang Mach-E tem modos de condução e até som de motor
Para o condutor, o Mustang Mach-E oferece três modos de condução: Whisper, Engage e Unbridled. Este último é voltado ao desempenho e, portanto, o mais esportivo – e simula o ronco de um motor a combustão. Além disso, o multimídia de 15,5″ mostra o tráfego em tempo real, bem como a rota em nuvem. O sistema é compatível com Waze, Alexa (da Amazon), Pandora, Domino’s e Accu Wheater (aplicativo de previsão do tempo).
Sem maçanetas e com disfarce no teto
Com estilo que remete claramente ao clássico Ford Mustang, o elétrico Mustang Mach-E tem algumas soluções diferentes e curiosas. Por exemplo, o SUV a bateria não tem maçanetas nas portas dianteiras e traseiras. A abertura em ambas é feita eletronicamente por botão. Assim, basta pressionar que as portas destravam. Outro detalhe interessante é o teto com um ressalto na porção traseira, que ajuda a ampliar os vãos para cabeças no banco traseiro.
Dessa forma, quando visto de lateral, o Mustang Mach-E destaca a linha de cupê com o teto que desce em diagonal na direção das lanternas. Entretanto, trata-se de um truque visual muito interessante e bem feito, que deixa o crossover com perfil semelhante ao do icônico muscle car. Seja como for, a silhueta veloz e a ausência de maçanetas dá ao modelo um coeficiente de arrasto (Cx) de 0,29. Assim, ajuda a melhorar a eficiência do conjunto elétrico.
Mustang Mach-E vem de fábrica com carregador portátil
Para lançar o crossover elétrico no Brasil, a Ford anuncia que terá 50 concessionárias no País capacitadas a mexer no modelo. Ou seja, a montadora vai mobilizar quase a metade da sua rede atual, que tem 110 pontos de atendimento. Contudo, bastará ao cliente parar o SUV elétrico em uma loja da marca ou agendar o serviço a ser feito no aplicativo FordPass no celular. Aliás, o Mustang Mach-E tem as primeiras três revisões grátis.
Sobre o carregamento, o Mustang Mach-E vem de fábrica com um carregador portátil em corrente alternada com potência de 7 kWh. Com ele, são 14 horas para completar 100% da bateria. Entretanto, a Ford, em parceria com Weg e Enel, vai recomendar a instalação de carregador de parede (Wallbox) com 11 kWh de potência. Com este equipamento, o tempo de recarga completa da bateria cai para cerca de 9 horas, ou seja, bastará deixá-lo carregando à noite. (Jornal do Carro/Diogo de Oliveira)