Primeiro ônibus elétrico em circulação em Manaus tem chassi Mercedes-Benz

Truck & Bus Builder América do Sul

 

O Caio Emillennium, primeiro ônibus elétrico a baterias a circular na cidade de Manaus, capital do Amazonas, foi montado sobre o chassi Mercedes-Benz O 500 U Low Entry. O veículo, produzido pela Eletra, começou a circular no início deste mês de setembro, na linha que faz a ligação da Universidade Federal do Amazonas com o centro da cidade.

 

“É muito simbólico que a capital do Amazonas, pulmão do mundo, receba seu primeiro ônibus elétrico, demonstrando o compromisso da cidade com a descarbonização do transporte e emissões zero”, afirma César Tadeu Teixeira, proprietário da Auto Ônibus Líder e diretor presidente do Sinetram – Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas. “Temos mais 12 ônibus elétricos previstos para os próximos meses, sendo 10 convencionais e 2 articulados, que serão distribuídos entre empresas do nosso sistema de transporte coletivo urbano, assegurando a qualidade do ar e de vida na mobilidade de Manaus. Estamos assim dando esse importante exemplo para o Brasil e para o mundo”.

 

“Com seu primeiro ônibus elétrico, Manaus dá um belo exemplo de sintonia com a preservação ambiental e a descarbonização na mobilidade urbana. Ao mesmo tempo, merece total reconhecimento por também dirigir foco à renovação da atual frota de urbanos a diesel com modelos Euro 6, que reduzem drasticamente as emissões de poluentes”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso traz benefícios para os usuários do transporte coletivo urbano, assim como para a sociedade e o meio ambiente”.

 

Com tecnologia 100% brasileira, o ônibus, com carroceria eMillennium, possui 12.150 mm, capacidade para transportar 71 passageiros, sendo 28 sentados, e foi concebido exclusivamente para chassis movidos à propulsão elétrica por bateria. Além de não emitir gases poluentes, o ônibus é produzido com diversos itens em polímero, material 100% reciclável, que confere alta durabilidade e acabamento superior.

 

Possui amplo salão interno, com acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, estrutura robusta e itens modernos que garantem o conforto de todos os passageiros ao longo de todos os trajetos. Conta com suspensão totalmente pneumática do Mercedes-Benz O 500 U, poltronas estofadas, ar-condicionado, sistema Wi-Fi, tomadas USB, além de preparação para sistema de monitoramento, GPS, validador eletrônico.

 

Empresas adquirem 105 ônibus Mercedes-Benz para renovação de frota

 

O compromisso do Sinetram com a preservação ambiental passa também pela renovação de frota dos ônibus a diesel que operam na cidade. Nesse sentido, para este ano, foram adquiridos 125 ônibus Mercedes-Benz pelas empresas Líder, Vega, Coroado, Via Verde, Integração e São Pedro. São 30 unidades do modelo O 500 M Super Padron e os demais OF 1726 L e OF 1721 de alta capacidade, todos com tecnologia BlueTec 6 para atendimento à atual legislação de emissões Proconve P8 (Euro 6).

 

Da atual renovação de frota, 40 ônibus já foram entregues, com o restante previsto até o final deste ano. Em 2022, as empresas ligadas ao Sinetram haviam adquirido 65 ônibus Mercedes-Benz, elevando para 170 unidades da marca o total nestes dois anos, todas comercializadas pelo concessionário Mardisa. (Truck & Bus Builder América do Sul)