Ruta Andina é inaugurada entre a Colômbia, Equador e Peru com postos de recarga de baterias a cada 200 km

Truck & Bus Builder América do Sul

 

A Associação Latino-Americana de Mobilidade Sustentável (ALAMOS), juntamente com a Associação Nacional de Mobilidade Sustentável (ANDEMOS) na Colômbia, a Associação Equatoriana de Mobilidade Elétrica e Sustentável (ASECMOVEL) no Equador, e a Associação de Empresários para a Promoção de Veículos Elétricos (AEDIVE) no Peru, promoveram ontem, dia 4 de setembro, a inauguração do trecho colombiano da Ruta Elétrica Andina, projetada para o serviço de reabastecimento das baterias de veículos que circularem na rodovia que liga os países da região entre a Guatemala e Peru.

 

O inédito serviço, que se constitui no reconhecimento dos países sul-americanos ao avanço dos veículos elétricos e a aceitação da nova tecnologia na região, vai permitir em breve futuro a ligação elétrica entre todos os países do continente sul-americano no percurso entre a cidade da Guatemala, capital do país de mesmo nome, e Buenos Aires, na Argentina.

 

A solenidade ocorreu na sede principal da Universidade Central em Bogotá, com a participação de representantes do governo dos países integrantes do consórcio. A realização desse projeto contou com o apoio de empresas líderes em energia e mobilidade sustentável, como a Enel X Way, a Terpel Voltex e o CEO da Promigas, que colaboraram na identificação e instalação de pontos de carregamento ao longo do percurso.

 

Oliverio García, presidente da ANDEMOS, destacou a importância da colaboração entre os setores público e privado na promoção da mobilidade sustentável “Um fator determinante para o cumprimento das metas do Governo Nacional em matéria de mobilidade sustentável é a colaboração com o setor privado e civil sociedade. A inauguração deste corredor é um sinal da vontade de fazer dos transportes um setor mais sustentável e eficiente. Além disso, é uma referência para replicar em todo o país projetos que permitam a difusão destas tecnologias e a eliminação de barreiras de infraestrutura”.

 

O trecho andino é formado por estradas que cruzam a Colômbia, Equador e o Peru, com a disponibilidade de recargas de baterias rápidas e semirrápidas, a cada trecho de 200 quilômetros, entre as cidades de Cartagena, no norte da Colômbia, e Ipiales, mais ao sul, na fronteira com o Equador.

 

Sílvia Rojas Soto, diretora executiva da Asomove, Associação Costarriquense de Mobilidade Eléctrica, declarou que a Ruta Elétrica Andina consiste em incentivar a criação de uma rede de carregadores rápidos e semirrápidos que permitirão conectar a Colômbia, Equador e o Peru, além de incentivar os países centro-americanos, porque o projeto da Ruta Andina prevê, também, a conexão com a Ruta Centroamericana, inaugurada em novembro de 2022.

 

Após a solenidade de inauguração a Ruta Elétrica Andina iniciou a cobertura de um percurso por veículos elétricos de Bogotá, com passagem por Quito, no próximo dia 6, e encerrando a viagem no dia 9, em Lima, capital de Peru. Durante a viagem inaugural, os veículos integrantes da caravana utilizarão a infraestrutura de recargas para demonstrar a eficiência do projeto.

 

A Ruta Andina faz parte de um conjunto de cinco 5 rutas elétricas organizada pela ALAMOS. A primeira foi a Ruta Elétrica Centroamericana, em 2022. A Ruta Andina é a segunda e no próximo mês de outubro está prevista a inauguração da Ruta Elétrica Norte, que conectará a América Central com o México. Sílvia Rojas Soto informou também que em novembro está prevista a conclusão da Ruta Elétrica Cone-Sul que inclui Chile, Argentina, Uruguay, Brasil y Paraguai e, em dezembro, será anunciada a Ruta Elétrica Caribenha, na República Dominicana. (Truck & Bus Builder América do Sul)