Technibus
O Evento Fretamento 2023 acontece nos dias 31 de agosto e 1º de setembro no Serra Park – Centro de Feiras e Eventos, em Gramado, no Rio Grande do Sul. O encontro é promovido pela Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e Fretamento (Anttur) e pela Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo (Fresp), com organização da OTM Editora.
Nesta edição, o tema central será gestão de mudanças, com objetivo de avaliar as transformações pelas quais a sociedade e os negócios passaram desde a pandemia e com a crescente digitalização das relações profissionais e também pessoais.
“A programação foi pensada para trazer esse tema central em discussão com especialistas de diversas áreas, a fim de que possamos sair do encontro abastecidos com informações e insights para serem colocados em prática no dia a dia dos nossos negócios. Por se tratar de uma realidade, aqueles que forem resistentes a essas mudanças, estarão fadados a perder sua relevância e competividade no mercado”, afirma Milton Zanca, presidente da Fresp.
Relacionadas com o tema central, as palestras abordarão assuntos relevantes para os empresários e profissionais que atuam no setor, como gestão de pessoas, inteligência artificial (IA) e desafios para a longevidade das empresas familiares. Representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Confederação Nacional do Transporte (CNT) também farão suas apresentações e conversarão com os participantes.
Os temas foram escolhidos por meio de pesquisa realizada com empresários do setor. “Por exemplo, muitas empresas se questionam como conseguir mão de obra qualificada e como reter esses profissionais em seu quadro de colaboradores. Após a pandemia, as pessoas estão mais exigentes, querem levar uma vida mais leve, com mais qualidade de vida. Em um segmento que não para nem aos finais de semana e feriados como o nosso, isso acaba trazendo impactos na área de recursos humanos”, comenta Regina Rocha, diretora executiva da Fresp.
Jaime José da Silva, presidente da Anttur, destaca a importância de discutir a gestão e a sucessão das empresas familiares, que representam a maioria no setor de fretamento. ”É uma questão fundamental para o nosso segmento e bastante complexa. Acredito que será uma palestra que vai despertar muito interesse e será de grande ajuda para os empresários”, avalia.
Na palestra sobre inteligência artificial (IA), especialistas irão mostrar como transformar a grande quantidade de dados captados pelas soluções tecnológicas que são utilizadas pelas empresas, nos dias atuais, em informações relevantes que contribuam efetivamente com a gestão e a operação. “Nosso setor já tem contato há tempos com a tecnologia. Mas hoje vários sistemas e ferramentas são utilizadas de forma independente e pouca gente consegue realmente ler e utilizar os dados recolhidos no dia a dia da empresa. A inteligência artificial vem para ajudar o gestor a tirar melhor proveito da tecnologia. Esse é um assunto de muito interesse atualmente para o setor”, diz Regina.
Os representantes da ANTT irão apresentar o que a agência espera para o futuro do transporte interestadual. “É importante ter essa aproximação para que as dúvidas sobre legislação e fiscalização sejam esclarecidas. A ideia mostrar uma linha mestra para o setor”, sublinha Regina. Já a CNT vai apresentar os projetos de lei em tramitação que têm relação com o segmento.
Na abertura do evento, o professor e escritor Luiz Gaziri, autor de “A Ciência da Felicidade – escolhas surpreendentes que garantem o seu sucesso”, vai falar exatamente sobre felicidade. “Escolhemos um tema mais leve para abrir o encontro e inspirar os participantes”, observa Regina.
Além das palestras e painéis, o Evento Fretamento 2023 também contará com uma área de exposição de 6,2 mil metros quadrados, onde os principais fornecedores da indústria, serviços e tecnologia irão expor seus produtos aos visitantes. “As principais marcas estarão presentes. E teremos associados de todo o país, desde Manaus (AM) até Pelotas (RS), participando desta edição. Será um mega evento, tenho certeza disso”, acredita Jaime José da Silva. (Technibus/Márcia Pinna Raspanti)