Motor 1
Ainda iniciando a operação no Brasil, a chinesa Seres prepara a chegada de seu segundo carro, após o lançamento dos Seres 3, 5 e 5 EVR. Desta vez será o SUV grande M7, um utilitário que mede 5 metros de comprimento e usa um sistema híbrido, prometendo uma autonomia de até 1.100 km. Será apresentado durante a feira Intersolar em São Paulo, entre os dias 29 e 31 de agosto, mas só iniciará as vendas no último trimestre deste ano.
Foi um carro que nasceu dentro de uma submarca da Seres em parceria com a Huawei, chamada Aito, tanto que é baseado no Seres 5 EVR. Porém, pouco depois do lançamento, a Huawei comprou a Aito, embora ainda tenha um acordo com a Seres para manter a produção do veículo e fornecê-lo nos mercados onde já atuava.
O Seres M7 é um SUV bem grande para os nosso padrões, medindo 5.020 mm de comprimento, 1.945 mm de largura, 1.775 mm de altura e com um entre-eixos de 2.850 mm. Para ter uma comparação, o Toyota SW4 tem 4.887 mm de comprimento e 2.845 mm de entre-eixos. Com uma pegada mais premium, tem espaço para seis pessoas, eliminando o banco central da segunda fileira para garantir que todos viajem com conforto – é possível até inclinar os assentos.
Embora a fabricante diga que é um carro elétrico, trata-se de um híbrido. O M7 tem um motor elétrico de 272 cv movendo o veículo na versão de tração traseira, adicionando um segundo de 177 cv no eixo dianteiro na versão AWD. Porém, sua autonomia fica entre 165 km e 500 km, dependendo da configuração. Para chegar nos 1.100 km declarados pela empresa, o utilitário usa um motor 1.5 turbo de 122 cv, que serve de gerador de energia para as baterias de 88 kWh.
Pelo seu posicionamento de luxo, traz uma série de equipamentos. O sistema de som de 1.000W tem 19 alto-falantes e é bapaz de reproduzir os sons do lado de fora do veículo. Um dos destaques é o assistente por voz, capaz de reconhecer qual dos passageiros está falando e e ignorar outras vozes para não atrapalhar os comandos. O mesmo assistente monitora o veículo e nota quando os ocupantes estão cansados. Nestes casos, basta um comando por voz para que o sistema ajuste a temperatura e reduza o som ambiente.
A central multimídia concentra todos os comandos, fazendo que a cabine não tenha controles físicos. Utiliza um sistema operacional da Huawei feito para veículos, com funções como videochamada (usando uma câmera interna) e até karaoke – que parece ser obrigatório nos carros na China. Vem até com um microfone wireless feito especialmente para usar dentro do veículo.
Como o lançamento do Seres M7 acontecerá somente no último trimestre, a fabricante não fala sobre preços no momento. Considerando que o modelo mais caro da empresa, o Seres 5 EVR, atualmente é comercializado por R$ 439.900, o novo SUV facilmente passará dos R$ 500 mil. (Motor 1/Nicolas Tavares)