Estradão
A Scania e a Northvolt desenvolveram o que deve se tornar a nova geração de baterias de caminhões elétricos. Segundo as fabricantes, o novo sistema tem longa durabilidade. Assim, pode funcionar de forma eficiente por cerca de 1,5 milhão de km, informam as duas companhias. Ou seja, o dispositivo pode funcionar pelo equivalente à média da vida útil dos atuais caminhões a diesel.
Portanto, trata-se de um grande avanço tecnológico. Afinal, um dos desafios para a ampliação da oferta de veículos elétricos diz respeito às baterias. Isso porque os sistemas atuais ainda têm baixa autonomia. Sobretudo no caso de pesados com motores a diesel. Assim, uma das apostas do setor de transporte é em elétricos alimentados por célula a combustível.
Além disso, há a questão da acelerada degradação das baterias. Isso ocorre devido às reações químicas no interior do componente durante seu uso regular. Dessa forma, uma das apostas para ampliar a longevidade das baterias é reduzir a velocidade dessa degradação. Do mesmo modo, é preciso evitar que isso afete outros dispositivos do veículo.
Segundo a Scania e a Northvolt, a colaboração resultou em um produto inovador. Assim, rata-se de uma nova célula baseada em íons de lítio. Porém, com formato de prisma. Seja como for, o projeto é específico para veículos pesados. Assim, a capacidade unitária é de 157 Ah, com tensão nominal de 3,6 V.
Seja como for, nenhuma das empresas revelou detalhes sobre as novas baterias. Tampouco os dados em relação à degradação. Entretanto, as informações indicam que a emissão de carbono é baixa. Nesse sentido, a eletricidade utilizada durante a produção vem de fontes limpas. Portanto, isenta de queima de combustíveis fósseis. (Estradão)