AutoIndústria
Já está aberta a pré-venda do Ora 03. O hatch da GWM é o mais novo concorrente no segmento de automóveis elétricos de entrada que já tem pelo menos outros quatro veículos. Para se candidatar a proprietário do modelo movido exclusivamente a bateria o consumidor terá de desembolsar R$ 9 mil e aguardar até dezembro para recebê-lo.
Importado da China, o Ora 03 é oferecido em apenas duas versões, ambas, por enquanto, sem opcionais. A mais barata, Skin, tem preço de R$ 150 mil e a superior, batizada de GT, sai por R$ 184 mil. Uma terceira opção temporária é a série de lançamento Copacabana, limitada a apenas 200 unidades e que custará os mesmos R$ 150 mil da Skin ou R$ 160 mil, caso equipada com teto panorâmico.
Entretanto, Oswaldo Ramos, diretor comercial da GWM, antecipa que o primeiro lote do Ora 03 será oferecido prioritariamente a atuais donos de veículos da marca que manifestaram interesse pelo compacto mesmo sem conhecimento dos valores, características técnicas ou itens de série. Um universo estimado pela GWM já em cerca de trezentas pessoas.
Ramos não revela qualquer expectativa de vendas para o modelo, mas diz que a ambição da empresa é encerrar 2023 tendo um de seus produtos ostentanto o título de carro elétrico mais vendido do Brasil e que o Ora 03 tem tudo para ser o terceiro modelo nacional da marca, que já confirmou a fabricação da picape Poer e do SUV Haval a partir de maio do ano que vem em Iracemápolis, SP.
“Com produção flexível e agilidade para exportações a partir da China, estaremos preparados para atender a demanda que surgir”, assegura o executivo, que não arrisca nem mesmo a dizer qual das versões espera que seja a mais negociada.
As reservas do período de pré-venda, claramente, servirão para a empresa modular os primeiros pedidos para a fábrica chinesa. De qualquer forma, a marca vê no público jovem a grande clientela do Ora 03, tanto que limitará campanhas publicitárias quase que totalmente às redes sociais.
Estilo, porte, acabamento e conectividade, de fato, devem agradar a consumidores mais jovens. A GWM, por exemplo, oferece a possibilidade de customização do acabamento interno, sempre com combinação de cores chamativas nos bancos, portas e até no painel.
Versões e preços
Ora 03 Skin – R$ 150 mil
Ora 03 GT – R$ 184 mil
O modelo chama atenção também pelo nível de conteúdos de série, sejam de segurança, auxílio à condução ou de conforto. A rigor, além de detalhes externos — mais esportivos na GT, como as rodas —, as duas versões têm como diferença apenas o teto solar panorâmico e o pacote Full Parking Assist, de estacionamento autônomo, ambos de série na versão topo.
Assim como revestimentos em couro nos bancos e em alcântara no painel, o pacote de sistemas de auxílio à condução que inclui, por exemplo, piloto automático adaptativo, frenagem de emergência, alerta de manutenção de faixa de rolagem, sensor de ponto cego, câmeras 360 graus, é de série desde a versão de entrada, que igualmente conta quadro de instrumentos digital e comodidades como bancos com comandos elétricos.
São sete airbags de série — um deles entre os dois bancos dianteiros, o que ajudou o modelo a receber nota 5 estrelas no teste de segurança Euro NCAP de 2022.
Com motor elétrico que desenvolve cerca de 171 cavalos, o Ora 03 vai de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos, segundo a montadora. Tecnicamente, a GT leva a vantagem por dispor de bateria de 63 kWH contra de 48 KWh da Skin e, assim, poder percorrer até 400 Km ante 310 km da versão mais barata.
As duas versões podem ser carregadas de 10% a 80% entre três e cinco horas com carregadores de corrente alternada (AC) ou 30 a 40 minutos na corrente contínua (DC). (AutoIndústria/George Guimarães)