AutoIndústria
Desde que a BYD anunciou, no final de junho, o Dolphin 100% elétrico com preço na faixa de R$ 150 mil, o mercado de veículos do gênero parece ter ganhado novo impulso.
A também chinesa GWM anunciou logo na sequência que traria o Ora para o Brasil e, apesar do modelo ainda não ter sido lançado oficialmente, a empresa garante que terá uma versão na mesma faixa da sua concorrente.
Esta semana foi a vez de a Renault anunciar redução do preço do Kwid E-Tech para R$ 139.990, agora o veículo mais acessível da gama elétrica da marca e também do modelo brasileiro.
Quando começaram a chegar no Brasil na década passada, os veículos 100% elétricos eram em sua maioria do segmento premium e, portanto, com preços inacessíveis para a grande maioria dos brasileiros.
O mercado local de eletrificados tem crescido mais por conta dos híbridos do que dos elétricos, o que pode mudar a partir da chegada desses modelos proporcionalmente mais acessíveis.
O Kwid E-Tech faz parte de um projeto global da fabricante francesa que tem participação da engenharia da Renault América Latina, sendo um produto desenvolvido para que mais consumidores do Brasil e da região tenham acesso a esse tipo de carro.
Comunicado da montadora divulgado na terça-feira, 8, diz que o grande destaque do compacto 100% elétrico é a facilidade para recarregar a bateria, que possui capacidade de 26,8 kWh e pode utilizar até mesmo em uma tomada doméstica de 110 ou 220 volts.
Com autonomia é de 185 quilômetros, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o modelo acelera de 0 aos 50 km/h em apenas 4,1 segundos.
Vendas de eletrificados
Balanço divulgado pela Anfavea na segunda-feira, 7, revela total de 7,4 mil veículos eletrificados vendidos no Brasil em julho, o que representou alta de 19,8% sobre as 6,2 mil unidades de junho e de 137% em relação ao mesmo mês de 2022. Desses totais, 900 e 600 unidades, respectivamente, são elétricas.
No acumulado dos primeiros sete meses do ano já foram vendidos 39,7 mil carros eletrificados, dos quais 35 mil híbridas e 4,7 mil 100% elétricas. O número já está próximo ao registrado no total do ano passado, quando foram comercializadas, pela ordem, 40,8 mil e 8,4 mil unidades. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)