São Bernardo inicia oficialmente operação de ônibus 100% elétricos

Repórter Diário

 

São Bernardo começou oficialmente a operação de ônibus 100% elétricos, movidos a bateria. Após período de testes, a implantação do novo corredor verde entrou em funcionamento na Linha 20 (Parque Imigrantes/Paço), em modelo que é vanguarda na Região Metropolitana de São Paulo e o primeiro no ABC. Com a medida, o município deu o pontapé inicial no processo de substituição gradativa dos atuais veículos a diesel.

 

O início da circulação de um dos veículos, envelopado simbolicamente na cor verde, tendo como ponto de partida uma viagem no Parque Imigrantes são 30 quilômetros de trajeto.

 

Nesta primeira etapa de implementação, são sete ônibus modernos, com autonomia de aproximadamente 250 quilômetros. Baseada no conceito de sustentabilidade, a nova tecnologia irá permitir a redução da emissão de poluentes na cidade.

 

A viagem foi acompanhada por Milena Braga Romano, proprietária da Eletra,  empresa sediada em São Bernardo e que produz os ônibus elétricos , por representantes da BR7, responsável pela operação das linhas municipais, e pelo secretário de Concessões e Parcerias, Ademir Silvestre. O investimento é da ordem de R$ 2,5 milhões para aquisição de cada veículo. Juntos, os ônibus cumprem itinerário de aproximadamente 100 viagens por dia e tem demanda diária de cerca de 4.000 usuários.

 

A Linha 20 atende bairros populosos como Parque Imigrantes, Royal Park, Jardim Marcopolo, Demarchi e Centro. Com tecnologia de tração elétrica, ar condicionado, sem ruídos e emissão zero de gás carbônico ou outros poluentes, os veículos têm capacidade para 70 passageiros.

 

Beneficiários                                                                                                                                                                                                      

 

Entre os primeiros passageiros da linha verde, a aposentada e moradora do Parque Imigrantes, Maria de Fátima Serafim, de 65 anos, elogiou a implantação do corredor. “Eu amei presenciar uma modernidade dessas aqui, ainda mais iniciando pela nossa região. Nunca tinha visto um ônibus elétrico, custei a acreditar que andava só a bateria”. (Repórter Diário)