Jornal do Carro
Ainda popular no Brasil mesmo 27 anos após sair de linha pela segunda vez (sendo a primeira em 1986), o Fusca nunca foi um referencial de potência. Nem mesmo sua versão esportiva 1600 S “Bizorrão” era um acontecimento: tinha apenas 65 cv. No entanto, um kit “acessível”, vindo da China, promete substituir o velho motor boxer a ar, transformando o Fusca em um elétrico.
Kits elétricos para clássicos não são bem uma novidade, ainda mais para o Fusca, onde empresas costumam cobrar caro pelo chamado “retrofit”. Dependendo da capacidade do conjunto e potência, os valores podem ser bem altos. A própria Volkswagen já fez uma versão elétrica do modelo, usando o conjunto motor e bateria emprestados de um e-Up, por exemplo.
No entanto, para quem deseja surfar a onda dos elétricos pagando menos que o normalmente esperado, existe uma opção, vinda da China. No mercado online Alibaba, muito comum no país, é possível achar quase todo o tipo de coisa, até mesmo kits de conversão para elétricos, inclusive um feito especificamente para o velho besouro.
A descoberta foi feita pelo jornalista Jason Torchinsky, do site The Autopian, dono de um Fusca 1973 americano. Um dos kits mais baratos custa US$ 2.000, o equivalente a quase R$ 10 mil, e conta com um motor elétrico de 15 kWh (20 cv), um carregador, um controlador, um pedal de acelerador e um painel de instrumentos adicional. Além disso, pelo painel, é possível checar a velocidade e o estado da carga.
Fusca Elétrico: baterias não inclusas
Ainda segundo Torchinsky, o motor é preso por parafusos diretamente no eixo de transmissão do Fusca, algo que já se fazia no passado. Entretanto, uma das maiores dificuldades de instalação era arrumar espaço para as pesadas baterias de chumbo-ácido, comuns nos anos 1970 e 1980, por exemplo. O kit vendido no Alibaba não fornece baterias, no entanto, mas hoje em dia isso não é difícil de conseguir-se.
Contudo, mesmo que os 20 cv não sejam impressionantes, mas talvez o torque instantâneo seja atrativo. Além disso, existe o benefício ao clima, uma vez que não há queima de combustível fóssil, e, portanto, não há poluição ao circular.
Existem versões mais potentes do kit elétrico, que entregam melhor desempenho, e com ele, um preço maior ao consumidor: as opções podem chegar até os US$ 5.000, por exemplo. Por fim, para todo o caso, os kits parecem ser universais, e podem ser aplicados em outros veículos de baixa velocidade, como carrinhos de golfe e também scooters, por exemplo. (Jornal do Carro/Rodrigo Tavares)