Jornal do Carro
Cada vez mais inclinada a ter uma frota veicular mais limpa, e empurrada por escândalos como o “Dieselgate”, protagonizado pela Volkswagen no passado, a Europa começa a mudar seus hábitos automotivos, onde motores a diesel estão ficando para trás. Controles de emissões mais rígidos começam a surtir efeito no público, que está migrando para carros elétricos, por exemplo.
O números divulgados pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), correspondentes às vendas do mês de junho, revelam que a procura por carros a diesel está em queda. Em demais países da União Europeia, a participação das vendas de veículos diesel também baixou, indo de 17,4% no mesmo período do ano passado, para apenas 13,4% no último mês.
Com a menor procura por veículos movidos com diesel, carros elétricos puderam, pela primeira vez, superar as vendas dos modelos que utilizam o combustível fóssil. Modelos com zero emissões já respondem por 15,1% das vendas, contra 10,7%, registrado em junho do ano passado. Na mesma onda estão os híbridos convencionais, que agora são mais populares que os diesel, com 24,3% das vendas. Entretanto, os híbridos plug-in tiveram queda, representando 7,9% das vendas, que antes eram 8,2%, em junho de 2022.
O estudo mostra que veículos a gasolina ainda tem a preferência do público por mais algum tempo, onde respondem por mais de um terço das vendas totais, com 36,3%. Em números totais, a porcentagem se traduz em quase 380 mil carros, número 11% maior que o período homólogo. Ainda assim, mesmo que as vendas tenham subido, carros a gasolina respondem com valor menor ao total das vendas, que caíram de 38,5% para 36,3%, em relação a junho de 2022. A queda se dá ao aumento da procura por elétricos.
Entretanto, apesar das baixas que os motores diesel vem sofrendo na Europa, as vendas na Alemanha subiram 10,3%, bem como em países da Europa Central. O país que registrou maior alta na busca por veículos a diesel foi a Romênia, que registrou aumento de 22,4%. O valor é consideravelmente mais alto em relação a junho de 2022, por exemplo.
Com isso, as vendas de carros novos na União Europeia, considerando todos os tipos de propulsão, tiveram aumento de 17,9%, apenas nos seis primeiros meses deste ano. No entanto, o número é 21% menor se comparado ao primeiro semestre de 2019, antes da pandemia de COVID-19. Segundo a ACEA, atrasos relacionados à cadeia de suprimentos não são mais um problema, mas alguns compradores ainda esperam muito por um novo modelo.
Por fim, novas regras de emissões Euro 7, previstas para 2025, tornarão o terreno ainda mais favorável aos elétricos. Com isso, as montadoras apertam o passo para transição para modelos eletrificados, e carros a combustão não serão mais oferecidos. Além disso, segundo alerta do Grupo VW, carros compactos estão mais em perigo, uma vez que os ajustes necessários para tornar os carros dessa categoria elegíveis às regras são mais caros, e podem aumentar seu preço final. Contudo, em 2025 não poderão ser vendidos carros que gerem emissões poluentes ou nocivas. (Jornal do Carro/Rodrigo Tavares)