Blog do Caminhoneiro
A DAF anunciou uma grande venda de caminhões elétricos para o Grupo Cornelissen, na Holanda. A empresa irá receber 20 unidades do DAF XD Electric, que serão entregues a partir de outubro de 2023 até abril de 2024.
Os novos caminhões serão usados pelo grupo para distribuição em lojas de varejo, especialmente em grandes centros urbanos.
“Este grande passo em direção à eletrificação é motivado pelo forte impulso de sustentabilidade de nossos clientes. Vamos atender um grande número de filiais da Albert Heijn com esses caminhões. O transporte elétrico é cada vez mais uma exigência em nosso setor devido à enorme ambição de reduzir a pegada de CO2 e agora temos que aprender em grande escala o que será necessário se as zonas livres de emissões forem introduzidas em cada vez mais cidades. Aí não dá para abastecer com caminhão a diesel”, diz Mark van der Drift, CEO da Cornelissen.
O grupo já tem caminhões DAF em sua frota, e os modelos XD a diesel, da nova geração, tem se destacado. Uma das grandes vantagens dos modelos DAF em relação à concorrência é a utilização de baterias de fosfato de lítio ferro, que usam menos metais raros em sua composição.
Essas baterias também permitem uma recarga mais rápida, e garantem capacidade de 525 kWh de eletricidade.
A autonomia estimada para os caminhões é de 400 quilômetros, o suficiente para a utilização durante todo o dia em rotas de curtas e médias distâncias.
Para dar conta de carregar tantos caminhões, o Grupo Cornelissen tem instalado estações de recarga em clientes e também em suas filiais, que já contam com painéis solares para produção de energia limpa. (Blog do Caminhoneiro)