Estradão
Conforme a Volvo Trucks, cada vez mais empresas estão investindo em caminhões elétricos. E isso não está restrito a operações urbanas. Ou seja, a eletrificação do setor de transporte por veículos pesados está cada vez mais próxima. Além disso, as demandas têm surgido em todas as regiões do mundo. Inclusive no Brasil, onde o FH elétrico deve entrar em testes em breve.
A Bracell, uma das maiores fabricantes de celulose do País, está entre as primeiras a avaliar o Volvo FM Eletric. O caminhão atuou em uma rota com cerca de 40 km de distância. Ou seja, entre a fábrica, em Lençóis Paulista, e o terminal logístico ferroviário de Pederneiras, ambas cidades em São Paulo.
Segundo a empresa, o caminhão elétrico tem peso bruto total combinado (PBTC) de 44 toneladas. Além disso, fez, em média, quatro viagens por dia transportando fardos de papel. O carregamento das baterias, feito no pátio da transportadora, levou cerca de 1h30 para ser concluído.
Volvo FH Electric tem PBTC de 74 t
Atualmente, a empresa opera essa rota com caminhões com motor a diesel atrelados a bitrenzão de nove eixos. Ou seja, são composições com 74 t de PBTC. Porém, a companhia pretende testar o Volvo FH 100% elétrico nessa operação. Trata-se de um modelo com capacidade equivalente ao convencional a diesel.
De acordo com a Bracell, a energia para mover o caminhão elétrico viria de fontes totalmente limpas. Afinal, a companhia já gera um grande volume de eletricidade. A ponto de vender o excedente para a rede de distribuição. Assim, a operação com o FH 100% elétrico faria todo o sentido.
Afinal, esse caminhão já está em testes com clientes da Volvo na Europa. Inicialmente, esses modelos operam no transporte de contêineres na área portuária de Gotemburgo, na Suécia. O projeto, batizado de HCT (High-Capacity Transport), conta com duas carretas bitrem de 32 metros de comprimento. Assim, o peso bruto total combinado chega a 74 toneladas.
Motor elétrico do Volvo FH gera mais de 660 cv
Conforme a gerente de projeto HCT da Volvo, Lena Larsson, o objetivo é mostrar que essas soluções totalmente elétricas também funcionam em aplicações mais pesadas. “Bem como em operações com alta taxa de utilização”, afirma. “Estamos analisando como otimizar a operação do caminhão elétrico.”
O caminhão trator da Volvo é um FH Electric com tração 6×4. O motor é o mais potente da linha e gera o equivalente a 666 cv. Segundo a marca, a energia é fornecida por dois carregadores rápidos de 180 kWh. Inicialmente, o caminhão opera apenas na área do porto. Porém, em breve deve iniciar operações em uma rota com cerca de 70 km.
Seja como for, no Brasil a Volvo não revela detalhes sobre a vinda do FH Electric. Segundo a marca, no momento o foco no País é o FM Electric. Contudo, o Estradão apurou que há fortes indícios da vinda do caminhão pesado ao País. Afinal, há composições com 76 t e 34,5 metros atuando em locais como a Finlândia, por exemplo.
Volvo já vendeu 5 mil caminhões elétricos
Do mesmo modo, na Argentina e no Brasil, os bitrens vêm ganhando espaço. Sobretudo em operações com até 74 toneladas e composições com cerca de 30 metros. A XCMG, por exemplo, é uma das marcas que começam a oferecer esse tipo de solução. Portanto, dá para supor que a Volvo não vai ficar fora dessa briga.
Afinal, desde que iniciou a produção de caminhões 100% elétricos, em 2019, a marca já vendeu cerca de 5 mil unidades. Esses modelos operam em 40 países. Nesse sentido, a Volvo oferece seis opções de modelos com diferentes tipos de configuração. (Estradão/Andrea Ramos)