Jornal do Carro
Após o lançamento do Haval H6, a GWM prepara uma novidade para o mercado nacional: seu primeiro carro elétrico. Durante o Festival Interlagos, que acontece na próxima semana, será revelado o Ora GT, hatch médio que promete rivalizar com o BYD Dolphin, por exemplo. Espera-se que as primeiras unidades cheguem aos proprietários entre os meses de setembro e outubro.
O CCO da GWM no Brasil, Oswaldo Ramos, afirmou em entrevista ao podcast do site Motor1 Brasil que o elétrico da marca será exibido ao público entre os dias 21 e 23 de julho, durante o Festival Interlagos, que acontecerá no autódromo de mesmo nome. Além do ORA GT, o evento apresentará ao público lançamentos de outras montadoras, como a Chevrolet Montana RS e o Toyota GR Corolla, por exemplo. Entretanto, para a montadora chinesa, o modelo promove o lançamento da marca Ora no Brasil. Na China, o modelo leva o nome de Funky Cat.
Conhecida por se inspirar em desenhos famosos, como o VW Fusca, a marca Ora virá ao Brasil para concorrer com nomes de peso entre os eletrificados, como o Mini Cooper elétrico, por exemplo. Para tanto, o hatch GT contará com baterias de maior autonomia que o inglês, que no Brasil roda até 161 km – conforme aferição do Inmetro. Outro fator atrativo é o preço, que será menor que os quase R$ 258 mil pedidos pela Mini.
Ainda sobre o preço, o Ora GT pode custar mais que o valor inicial cobrado pelo Dolphin, uma vez que o modelo chinês tem mais potência e é melhor equipado que o rival da BYD. Espera-se que o preço do novo GWM fique entre R$ 150 mil e R$ 170 mil, por exemplo.
Mesmo compacto, o GT ainda é maior que o Dolphin e tem dimensões parecidas com o VW Golf. O modelo mede 4,23 metros de comprimento, 1,82 metros de largura, 1,60 metros de altura e 2,65 metros de entre-eixos – para comparação, o Dolphin tem 2,70 metros. Por fim, para quem precisa de espaço para bagagens, o porta-malas comporta 228 litros e é modesto.
GT tem até 173 cv e 400 km de autonomia
Na China, o GT tem duas opções de motor, com 145 cv ou 173 cv, e baterias de 45,4 kWh ou 59,3 kWh. Na de menor capacidade, a autonomia é de 310 km. Já na de maior armazenamento, o modelo alcança até 400 km de autonomia (no ciclo global WLTP). Seja como for, em ambas as versões, tem velocidade máxima de 160 km/h. Além disso, é possível carregá-lo em tomadas residenciais de 220V, em fontes Wallbox de 7kW e até em carregadores rápidos de 150 kW, por exemplo. Nestes, bastam cerca de 40 minutos para recuperar 80% de carga total.
Por dentro, o Ora GT tem aparência esmerada, é minimalista e, ao mesmo tempo, retrô. O modelo conta com tecnologias como duas telas de 10,25 polegadas no painel, que unem o quadro de instrumentos e o multimídia. Além disso, há teto solar panorâmico, controle de cruzeiro adaptativo, câmeras 360°, frenagem de emergência e detector de pontos cegos. (Jornal do Carro/Rodrigo Tavares)