Blog do Caminhoneiro
Um Volvo FH Electric está entrando em operação na região de Gotemburgo, na Suécia, onde será usado para o transporte de cargas conteinerizadas em um rodotrem de 74 toneladas.
A empresa que comprou o caminhão é a Mattson Åkeri, que já tem outras duas unidades do pesado elétrico em operação.
O caminhão faz parte de um programa de testes chamado de High-Capacity Transport (HCT), onde irá transportar cargas da área portuária de Arendal, em Gotemburgo, em uma composição de dois semirreboques, com 32 metros de comprimento, 10 eixos e 74 toneladas de PBTC.
“Queremos mostrar que as soluções totalmente elétricas também funcionam em aplicações com alto peso total e alta taxa de utilização. Juntamente com a Mattson Åkeri, a Administração Sueca de Transportes e vários outros parceiros, estamos analisando como podemos otimizar a operação do caminhão elétrico, incluindo como o carregamento deve ocorrer da maneira mais eficiente”, explica Lena Larsson, gerente do projeto HCT dentro da organização de tecnologia da Volvo.
O caminhão elétrico que está sendo testado é um Volvo FH Electric 6X4, que é carregado com eletricidade verde nos dois carregadores rápidos de 180 kW que a Mattsson Åkeri instalou no depósito da empresa em Arendal.
A longo prazo, o caminhão também rodará entre Gotemburgo e a cidade de Borås, a 70 km de Gotemburgo.
12 horas por dia
Apesar de ser elétrico, o caminhão tem se saído muito bem nos testes iniciais, rodando doze horas por dia, sendo recarregado quando o caminhoneiro faz as paradas obrigatórias para descanso.
Com a utilização de energia elétrica verde, produzida por meio de fontes renováveis, as emissões de CO2 são zeradas. A operação também é mais silenciosa. (Blog do Caminhoneiro)