Volvo aumenta autonomia de caminhões elétricos

Blog do Caminhoneiro

 

450 quilômetros. Essa é a promessa da Volvo para os novos caminhões médios totalmente elétricos da marca, que são vendidos na Europa. O número foi obtido com o uso de novas baterias, com maior capacidade de armazenamento de energia.

 

De acordo com a Volvo, as novas baterias oferecem 42% a mais de capacidade, garantindo uma considerável ampliação da autonomia dos modelos FL e FE elétricos.

 

Com isso, os modelos voltados para operações urbanas podem rodar durante todo um dia de serviço, mesmo que usem equipamentos extras, como tomadas de força, sem que a bateria se esgote.

 

Com as novas baterias, o Volvo FL Electric agora tem um alcance de até 450 km, enquanto o Volvo FE Electric tem um alcance de até 275 km.

 

“Com um alcance de até 450 km, nossos caminhões elétricos estão prontos para substituir toda a frota de caminhões urbanos a diesel de nossos clientes. O Volvo FL e o FE Electric não produzem emissões e os ruídos são mínimos, o que beneficia o clima, o motorista e todos que vivem e se movimentam nas cidades”, diz Jessica Sandström, vice-presidente sênior de gerenciamento de produtos da Volvo Trucks.

 

A grande vantagem é que, apesar do aumento da autonomia, o peso do veículo não aumentou. Isso garante que a carga transportada seja equivalente a que é transportada em um caminhão a diesel. Em aplicações onde a distância percorrida diariamente é menor, o peso pode ser reduzido em 500 kg, com o uso de menos baterias.

 

Ao substituir um caminhão Volvo FL ou Volvo FE a diesel por uma versão elétrica usando eletricidade obtida de fontes renováveis em uma rota típica, aproximadamente 30 toneladas de CO2 deixam de ser emitidas todos os anos.

 

Os novos Volvo FL e FE Electric já estão disponíveis para encomendas, para entrega no final de 2023.

 

Desde que a Volvo Trucks começou a produzir caminhões totalmente elétricos em 2019, já foram vendidos quase 5.000 caminhões elétricos em 40 países ao redor do mundo. A meta da empresa é que metade de suas vendas totais globais de caminhões sejam elétricas até 2030. (Blog do Caminhoneiro)