Motor Mais
O BMW Group Brasil e o Espro (Ensino Social Profissionalizante) abrem processo seletivo com 30 vagas para curso de formação profissional voltado a jovens em vulnerabilidade social. Os selecionados irão passar por formação no Centro Social da Planta Araquari, que foi totalmente remodelado para atender jovens da região. O espaço visa o desenvolvimento da qualificação profissional de adolescentes do município de Araquari para prepará-los para o mercado de trabalho. O curso tem início previsto para agosto desse ano.
Programa intitulado “Geração BMW”, projeto de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT) no município de Araquari (SC), é realizado em parceria entre o BMW Group Brasil e o Espro (Ensino Social Profissionalizante), associação filantrópica que há mais de 40 anos ajuda a inserir adolescentes e jovens no mundo do trabalho.
Em uma área de 1,3 mil metros quadrados, o Centro Social do BMW Group Brasil conta com salas de aula, auditório, biblioteca, espaço para atividades ao ar livre, entre outras áreas. O novo projeto “Geração BMW”, que sucede o projeto “Sou Futuro”, irá proporcionar o desenvolvimento de habilidades pessoais e comportamentais, de competências profissionais gerais, e de conhecimento relacionado ao setor automotivo. Com obras em andamento, a manutenção predial do Centro Social tem previsão de conclusão para agosto desse ano.
“O Centro Social do BMW Group Brasil está sendo revitalizado para possibilitar uma melhoria significativa na qualidade de vida próxima geração. Desejamos agregar ainda mais oportunidades de desenvolvimento, e proporcionar uma verdadeira imersão e integração no segmento automotivo para adolescentes da região”, reforça Gleide Souza, Diretora de Relações Governamentais do BMW Group América Latina.
O programa atenderá 30 adolescentes e jovens, com idades entre 15 e 18 anos. Serão duas turmas com 15 alunos em cada, sendo uma no período da manhã e outra à tarde. As atividades começam no segundo semestre e o programa terá duração de oito meses, totalizando uma carga horária de quase 600 horas de conteúdo. As aulas serão presenciais no Centro Social localizado na Planta Araquari do BMW Group Brasil. As atividades terão duração de 4 horas diárias de segunda a sexta-feira.
“O BMW Group vem contribuindo de forma consistente com a economia brasileira. E, desde 2012, quando decidimos ter produção local, já investimos 1.8 bilhão de reais no Brasil, grande parte voltado para pesquisa e desenvolvimento. Localizado na maior fábrica de veículos premium da América do Sul, o novo programa “Geração BMW” reafirma nosso espírito de cooperação com a sociedade, e o nosso compromisso com a comunidade do entorno”, destaca Otávio Rodacoswiski, Diretor Geral da Planta do BMW Group em Araquari.
A iniciativa, de participação gratuita, é focada no desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes demandadas no dia a dia da montadora alemã. Temas como ética, cidadania, diversidade, solidariedade e respeito serão trabalhados nesta formação. Os alunos também terão acesso a conhecimentos de marketing pessoal e postura profissional, trabalho em equipe, processos de comunicação, educação financeira, empreendedorismo e rotinas organizacionais. Além disso, haverá iniciação ao idioma inglês, introdução ao mercado automotivo e imersão em diversas áreas da empresa – para as quais, ao final do curso, os jovens terão oportunidade de propor melhorias em alguns processos por meio de desenvolvimento de um projeto. Eles também receberão kits escolares, uniforme, material didático, lanche e auxílio-transporte.
A seleção dos jovens será feita pela equipe de assistência social do Espro na região, com colaboração do BMW Group Brasil. Eles também poderão se inscrever por meio do link: https://fmt.espro.org.br/cadastrocurriculo. Para se candidatar a uma das vagas, será necessário inserir o código “BMW” no momento da inscrição.
“Parcerias com grandes empresas como o BMW Group Brasil nos permitem aprofundar o impacto de nossas ações gerando alternativas aos jovens vulneráveis e que vivem longe de grandes centros de ensino, trabalho e cultura. Dessa forma, estes jovens estarão mais preparados, recebendo ferramentas para conquistar mais oportunidades e o protagonistas de suas vidas, tanto na comunidade onde nasceram ou desbravando o mercado”, afirma Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro. (Motor Mais)