Jornal do Carro
A GM e a Tesla acabam de anunciar uma parceria. Conforme a CEO da General Motors, Mary Barra e o CEO da Tesla, Elon Musk, o foco são carros elétricos. Ou seja, a primeira vai usar o mesmo padrão de carregamento os carros da Tesla. Portanto, a novidade deve estrear em 2024.
Por meio de uma sessão no Twitter Spaces, Barra e Musk contaram as novidades. Com isso, os futuros donos de carros elétricos da GM vão poder usar a mesma rede de carregadores de carros da Tesla. Nesse sentido, a novidade é para veículos feitos a partir de 2025.
Seja como for, quem já tem um carro elétrico da GM também vai poder usar o sistema. Porém, para isso será necessário um adaptador. Conforme a empresa, ele chega em 2024. De acordo com a CEO da GM, “os clientes poderão aproveitar os 12 mil carregadores rápidos da Tesla no início da próxima primavera.”
GM terá dois SUVs elétricos no Brasil
A GM não é a primeira montadora a firmar parceria com a Tesla para o compartilhamento de carregadores. Em maio deste ano, a Ford também anunciou uma parceria do tipo. No Brasil, por ora são vendidos apenas dois modelos da companhia, ambos da linha Chevrolet Bolt. Porém, a marca já confirmou a vinda de novos modelos a partir de 2024.
Serão dois SUVs inéditos. Ou seja, o Blazer EV e o Equinox EV. Conforme o presidente da empresa na América do Sul, Santiago Chamorro, a dupla virá em meados de 2024 e vai estrear a nova arquitetura de baterias da fabricante, batizada de Ultium. Conforme Chamorro, a estreia no Brasil vai ocorrer logo após o início das vendas nos Estados Unidos.
Entre os diferenciais, a arquitetura Ultium é muito versátil. Criada pela GM, ela pode ser usada em vários tipos de veículos. Isso porque essa solução é modular. Ou seja, pode ser montada na horizontal e vertical, bem como ter várias configurações. Como resultado, pode equipar desde modelos compactos, como o Chevrolet Bolt, a grandes, caso da picape GMC Hummer, por exemplo. (Jornal do Carro)