Jornal do Carro
Durante o lançamento da nova geração do SUV X1, a BMW confirmou que vai vender mais dois carros elétricos no Brasil em 2023. Trata-se do iX1, versão elétrica do SUV de entrada da marca, além do i7, sedã mais avançado e luxuoso da montadora. Além disso, foi confirmada também a chegada ao mercado brasileiro do cupê esportivo M2. Todos serão apresentados no 2º semestre e, por enquanto, nenhum deles tem preço definido.
A confirmação dos novos modelos elétricos foi feita por Maru Escobedo, nova presidente e CEO do BMW Group Brasil desde janeiro desse ano. De acordo com a executiva, BMW quer ampliar a linha de produtos para continuar na liderança do mercado de veículos de luxo no País.
“Em 2022 fomos líderes do segmento premium pelo quarto ano consecutivo, isso é importante. E com a gama atual de modelo, bem como as novidades que virão, temos a possibilidade de manter a posição, com liderança do mercado e manutenção do market share”, pontua Escobedo.
X1 e Série 3 seguem à frente
A despeito dos novos BMW elétricos, a marca bávara vai manter a aposta nos modelos tradicionais da marca para se manter à frente das rivais Audi, Mercedes-Benz, Volvo e Jaguar Land Rover. Assim, a terceira geração do X1 tradicional, à venda desde janeiro, começa a ser produzida em Araquari (SC) já a partir de abril.
Com isso, o SUV pode repetir 2022, quando emplacou 3.479 unidades, quase o dobro de rivais como Volvo XC40, Audi Q3 e Land Rover Discovery. Além disso, o carro-chefe da marca no país é o sedã Série 3, modelo de luxo mais vendido há quatro anos. Em 2022, o sedã vendeu o dobro do volume de todos os rivais somados, com mais de 5 mil unidades.
“Rolls-Royce da BMW”
Sétima geração do sedã topo de gama da BMW, o i7 será a única configuração do Série 7 no Brasil. Assim, chegará com status de carro mais luxuoso já feito pela fabricante bávara, a ponto de os executivos locais o apelidarem de “Rolls-Royce da BMW”.
Esta é uma abordagem curiosa, uma vez que a marca de hiper luxo Rolls-Royce faz parte do grupo BMW, mas não chega ao Brasil com respaldo oficial da empresa, e sim por representação de terceiros, em volume ultra nichado (entre 2 e 4 unidades ao ano).
Com isso, o i7 terá a função de atrair possíveis interessados na personalização extrema de acabamento, além de autonomia gigante. Em versão única, o i7 xDrive60 tem dois motores elétricos, um em cada eixo, além de bateria de 101,7 kWh de capacidade. Com isso, tem 551 cv, recarrega até 170 quilômetros em 10 minutos e tem autonomia de 625 km (ciclo WLTP).
TV 8K a bordo
Em termos de tecnologia, o BMW i7 conta com recursos semiautônomos do nível 3, fora extravagantes faróis de LEDs automáticos com cristais Swarovski nas luzes diurnas (DRL). Para além disso, a cabine tem cinco telas. Duas estão na dianteira, com 12,3″ e 14,9″, e servem de quadro de instrumentos e multimídia central. Mas o que choca é a tela traseira de 31″ com resolução 8K, internet 5G e conectada a canais de streaming e vídeo game.
Por fim, duas telas adicionais, de 5″ cada, estão nas maçanetas das portas traseiras e servem para comandar a TV no teto.
X1 elétrico
Se o iX1 compartilha linha de produção e estilo com o X1 tradicional, em Regensburg, na Alemanha, a mecânica o diferencia. Saem os motores a combustão interna (1.5 e 2.0 turbo), entram dois motores elétricos, um em cada eixo. Deste modo, a potência combinada é de 313 cv, com autonomia de 438 km (ciclo WLTP), graças à bateria de 64 kWh.
Também é destaque a conectividade, com telas de 12,3″ e 14,9″, e sistema operacional 8.0 da BMW, sempre ligado à internet para atualizações remotas do carro. (Jornal do Carro/Eugênio Augusto Brito)