Blog do Caminhoneiro
O gelado inverno da Finlândia, no extremo norte da Europa, foi o palco de uma série de testes exigentes dos novos caminhões Mercedes-Benz, totalmente elétricos. Além de uma unidade do eActros 300 cavalo-mecânico e um Actros L convencional, a diesel, um caminhão eActros LongHaul, que começará a ser produzido no ano que vem, estava nos testes.
Os testes abrangem situações diversas, mas que exigem muito dos caminhões. Isso porque as empresas de transporte estão colocando as mesmas exigências dos caminhões a diesel em caminhões elétricos, como robustez e durabilidade.
Além de testes mecânicos, tecnologias como o Active Sideguard Assist, que monitora as saídas de faixa, também foram testadas ao máximo, mesmo em rodovias tomadas pela neve.
Para os elétricos, os testes também avaliam como a temperatura influencia as baterias e os motores elétricos, especialmente no tempo de recarga e autonomia.
O teste de inverno também incluiu vários testes de direção e frenagem em superfícies com diferentes níveis de aderência, além do impacto da neve derretida, por exemplo, na eficácia dos sensores dos sistemas de assistência ao motorista.
Também foi testado o Trailer Stability Assistant, que pode reduzir o risco de derrapagens dos cavalos mecânicos engatados durante curvas ou manobras evasivas em estradas de inverno e como o MirrorCam lida com diferentes condições de contraste no gelo e na neve.
Produção começa em breve
O eActros 300 como cavalo mecânico, apresentado pela primeira vez na IAA Transportation 2022 em Hannover, pode puxar todos os semirreboques europeus comuns, levando em consideração o comprimento total máximo permitido da combinação do veículo.
O caminhão elétrico é baseado na mesma tecnologia do eActros 300/400. Três baterias, cada uma com 112 kWh de capacidade, permitem um alcance de até 220 quilômetros com uma única carga de bateria. A produção em série está programada para começar no segundo semestre de 2023.
Em 2024, o eActros LongHaul está programado para estar pronto para produção em série para transporte de longa distância. A Mercedes-Benz Trucks revelou um protótipo conceitual do caminhão elétrico na IAA Transportation no ano passado.
O eActros LongHaul possui uma autonomia de cerca de 500 quilômetros com uma única carga de bateria e permitirá um carregamento de alto desempenho.
Na IAA, foi premiado com o “2023 Truck Innovation Award” pelo júri do “International Truck of the Year”. As baterias com tecnologia de células de fosfato de ferro e lítio (LFP) são utilizadas no eActros LongHaul. Esse tipo de bateria garante maior vida útil e mais energia utilizável. (Blog do Caminhoneiro)