BAE Systems se prepara para fornecer sistemas de propulsão elétrica para veículos comerciais pesados no Brasil e na América Latina

Truck& Bus Builder América do Sul

 

A BAE Systems Inc de Endicott, Nova York, importante fornecedora de sistemas de propulsão elétricos e híbridos para os mercados da América do Norte e Europa, em parceria com uma fabricante brasileira de veículos comerciais não revelada, está desenvolvendo um protótipo de caminhão elétrico pesado. Steve Trichka, vice-presidente da unidade de negócios Power and Propulsion Solutions da BAE Systems, falou sobre a mudança estratégica para o mercado latino-americano de mobilidade elétrica em entrevista ao Truck and Bus Builder em São Paulo.

 

“Ainda não posso revelar o nome do nosso parceiro, mas estamos fornecendo um dos nossos mais avançados sistemas de propulsão para um protótipo de caminhão elétrico pesado, que deve entrar em testes de demonstração até o final deste primeiro semestre”, revelou Trichka.

 

A BAE Sysytems tem forte presença nos Estados Unidos, Canadá e Europa, abastecendo cinco fabricantes de ônibus urbanos na América do Norte e outras três na Europa com uma mistura de sistemas híbridos, elétricos a bateria e propulsão HFC, agora visa expandir seus negócios na América Latina.

 

Trichka esclareceu que, embora este primeiro projeto seja para um protótipo de caminhão elétrico pesado, os sistemas de propulsão híbridos e elétricos da BAE Systems são modulares e que o mesmo conjunto pode ser usado em qualquer veículo pesado, seja caminhão ou ônibus, e pode ser adaptado de acordo com a aplicação desejada pelo parceiro ou operadora.

 

Segundo Trichka, o potencial de crescimento do mercado de ônibus elétricos em toda a América Latina é muito grande, como já ocorre em cidades como Bogotá, com mais de 1.000 unidades em circulação, e Santiago do Chile, com mais de 500 unidades. O Brasil, segundo informações do prefeito de São Paulo, deve colocar em circulação mais de 1.000 ônibus elétricos até o final deste ano.

 

Comentando sobre o desenvolvimento do mercado no Brasil, Trichka disse: “Os fabricantes no Brasil, ao que parece, estão optando pela solução totalmente elétrica sem fazer a transição de utilizar a tecnologia híbrida, mais barata, como ocorreu na Europa e na América do Norte, até pouco tempo atrás. “Nosso sistema híbrido que fornecemos atualmente para ônibus nos Estados Unidos e no Canadá pode operar por parte do tempo apenas com propulsão elétrica, quando dentro de zonas designadas de emissão zero. E pode ser uma opção útil ainda para determinadas aplicações no Brasil e países vizinhos”, comenta Trichka.

 

Para atender às necessidades dos mercados emergentes de eletrificação de veículos, como América Latina e Índia, a BAE Systems está desenvolvendo continuamente novas gerações de sistemas com novos materiais para reduzir custos e adaptá-los às necessidades específicas dos operadores dessas regiões, acrescentou Trichka. Inicialmente, a BAE Systems pretende entrar nos mercados latino-americanos por meio da importação de produtos fabricados na fábrica da Endicott, nos Estados Unidos, que incluem os módulos de motor, inversor e gerenciamento eletrônico; as baterias e outras opções de fonte de energia, como a célula de combustível de hidrogênio e o motor ICE, também podem ser fornecidas pela BAE Systems a pedido do cliente.

 

“Nosso objetivo é focar no mercado de ônibus e caminhões pesados de maior porte e nas classes 7 e 8 (equivalentes no Brasil a veículos comerciais acima de 12 toneladas de peso bruto total).”

 

De acordo com Trichka, agora existem grandes oportunidades para a tecnologia da BAE Systems no mercado latino-americano. “Nosso objetivo é apoiar empresas e governos para atingirem suas metas ecológicas e ambientais. Estamos preparados para oferecer soluções para uma variedade de aplicações pesadas no mercado latino-americano, usando produtos e tecnologias já comprovadas ao longo muitos quilômetros de operação”, concluiu.

 

Sobre os Sistemas BAE

 

Há cerca de 25 anos, a BAE Systems começou a alavancar sua experiência em módulos eletrônicos de gerenciamento de energia para projetar e fabricar sistemas de propulsão elétrica para veículos pesados. Desde então, a unidade de negócios Power and Propulsion Solutions forneceu quase 16.000 sistemas de propulsão elétrica para fabricantes em diferentes países, principalmente na América do Norte e Europa. Somente na frota de transporte urbano da cidade de Nova York, 1.700 ônibus são equipados com trem de força híbrido da BAE Systems.

 

A BAE Systems produz sistemas híbridos, 100% elétricos movidos a baterias e também oferece propulsão elétrica gerada por células a combustível de hidrogênio, consideradas mais eficientes para eletrificar veículos pesados para transporte de longa distância. Para acelerar a evolução dessa tecnologia, foi firmada recentemente uma parceria com a Plug Power, empresa que produz módulos de células a combustível e fornece o próprio hidrogênio, produzido a partir da eletrólise com fontes de energia renováveis. (Truck& Bus Builder América do Sul)