Com 1.014 cv e 4,1 toneladas, picape elétrica Hummer EV é superlativa

Jornal do Carro

 

A Hummer EV Edition 1 é superlativa em todos os sentidos. A picape da GMC, marca de utilitários da General Motors, pesa 4,1 toneladas, tem 5,5 metros de comprimento, 2,2 m de altura, três motores elétricos que geram o equivalente a 1.014 cv de potência e 166 mkgf de torque e vai de 0 a 96 km/h em meros 3 segundos.

 

Para o leitor ter ideia do que é isso, a Hilux GR-S, de topo da linha, é 13 mais curta, 15 cm mais estreita e quase uma tonelada mais leve. Com motor 2.8 turbodiesel de 224 cv, o modelo da Toyota pode acelerar de 0 a 100 km/h em 12 segundos.

 

O Jornal do Carro visitou o centro de desenvolvimento de baterias da GM, em Warren, e a pista de testes, em Milford, nos Estados Unidos. Avaliamos vários carros, mas a cereja do bolo foi a Hummer EV.

 

As baterias, batizadas de Ultium e criadas pela GM, têm arquitetura modular. Não há cabos ligando os pacotes, que podem ser montados na horizontal ou vertical. No Chevrolet Bolt, há oito e no Cadillac Lyric, 12. Na Hummer EV, os 24 pacotes pesam cerca de 1.300 kg. Ou seja, quase 100 kg a mais que um SUV Tracker.

 

Segundo a GM, as baterias do Hummer EV têm capacidade 212,7 kwh. Com isso, a autonomia passa dos 500 km.

 

Porém, repor a carga do conjunto de 800 V em carregadores de 240 kw pode levar 24 horas. A GM recomenda os de 350 kw, que são raros mesmo nos EUA. No Brasil, só a Stuttgart, autorizada da Porsche, e um eletroposto, também em São Paulo, têm o dispositivo.

 

Além disso, a picapona tem tabela a partir de US$ 110.295, ou cerca de R$ 560 mil, na conversão direta, sem impostos. Há notícias sobre a venda do modelo no Brasil, trazido por meio de importação independente, por R$ 1,2 milhão.

 

Para quem não considera essas questões como relevantes, a Hummer EV é garantia de emoção e muito prazer ao volante. Em nossa voltinha em trecho de terra, a picape mostrou sua força e desenvoltura.

 

Isso é resultado de soluções como a suspensão independente nas quatro rodas. Também dá para variar a altura livre do solo entre 15 cm e 40 cm.

 

Há ainda o modo caranguejo de condução. Ao ser acionado, as rodas traseiras esterçam na mesma direção das dianteiras. Assim, a Hummer EV pode andar de lado e sair de qualquer enrosco ou atoleiro.

 

Além disso, dois motores elétricos são instalados na traseira e um fica na dianteira. Portanto, a Hummer EV tem tração nas quatro rodas.

 

Além disso, graças ao sistema de bloqueio e-locker dá pra direcionar toda a força para uma única roda. Atrás, há sistema de vetorização de torque.

 

As acelerações são brutais e a direção com assistência elétrica, assim como as suspensões, é muito bem calibrada.

 

Há ainda vários recursos eletrônicos. Aliás, ao entrar na cabine chama a atenção o ótimo nível de acabamento e as duas telas gigantes. A que faz as vezes de painel de instrumentos tem 12,3 polegadas e a do sistema multimídia, 13,4”.

 

Um recurso batizado pela GM de Ultravision projeta imagens captadas por 18 câmeras espalhadas pela picape. Dá para ver até o que ocorre sob a carroceria, além do trabalho dos pneus e das suspensões.

 

De série, a picape tem pneus nas medidas 305/70 R18, calçadas em rodas de liga de 18”. (Jornal do Carro/Tião Oliveira)