Motores Ação
Os carros elétricos ainda geram polêmica no setor automotivo, dado que algumas regiões, em especial a Europa, estão forçando uma aceleração da eletrificação e muitos fabricantes a estão abraçando sem muitas opções.
Entre as fabricantes, contudo, algumas japonesas contestam como os governos estão lidando com as mudanças climáticas e com o setor automotivo, colocando todos os ovos na mesma cesta.
A Toyota, por exemplo, é a maior entre as marcas que são contra a tendência do carro elétrico como solução final para a questão e Akio Toyoda, CEO da marca, parece que já perdeu a paciência com o assunto e aponta o que os outros têm medo de dizer…
Uma das vozes mais ativas contra a eletrificação plena como único caminho, Akio Toyoda comentou: “As pessoas que trabalham na indústria automotiva podem ser descritas como a maioria silenciosa. Essa maioria silenciosa não tem certeza de que os carros elétricos sejam a única solução. Mas eles acham que a tendência é diferente, então não podem falar sobre isso em voz alta”.
Akio Toyoda solta o verbo sobre o que sente no setor automotivo em relação aos carros elétricos.
“Muitas vezes sou criticado na imprensa porque me recuso a declarar que a indústria automotiva deve se comprometer 100% apenas com carros elétricos”, comentou.
Toyoda continuou: “No entanto, acredito que precisamos ser mais realistas sobre quando uma empresa será capaz de abraçar totalmente os carros a bateria e quando a infraestrutura será capaz de suportá-los em larga escala”.
Sobre o real motivo de se buscar uma alternativa, no caso ambiental, Toyoda novamente comenta: “Não devemos esquecer que o verdadeiro inimigo são as emissões, não um tipo específico de direção. No entanto, não alcançaremos a neutralidade carbônica sozinhos, deve ser uma solução abrangente, na qual outros campos além do automóvel estarão envolvidos”.
Toyoda finalizou sua opinião sobre a eletrificação: “não nos devemos limitar a apenas uma solução”.
Como se sabe, a Toyota vem apostando em alternativas aos carros elétricos, como hidrogênio em células de combustível ou mesmo como o próprio combustível, queimando-o como se fosse GNV. (Motores Ação)