Hyundai em parceria com The Nature Conservancy (TNC) viabiliza a restauração de áreas na Mata Atlântica com o plantio de 100 mil árvores

Coisas de Agora

 

Ação faz parte da iniciativa global “Gol do Século”, da marca sul-coreana, que promove a sustentabilidade em conexão com a Copa do Mundo da FIFA™, em linha com sua visão global “Progresso para Humanidade”

 

A Hyundai Motor Brasil se alia à campanha “Restaura Brasil”, da ONG The Nature Conservancy (TNC), com foco na restauração de áreas degradadas na Mata Atlântica por meio do plantio de 100 mil árvores na região da Serra do Brigadeiro, que é uma parte da Serra da Mantiqueira localizada no estado de Minas Gerais. O projeto contempla também um robusto programa de capacitação e educação ambiental para treinamento de estudantes e técnicos agrícolas em práticas de restauração florestal. A Hyundai é a primeira montadora a aderir à Campanha como Plantador Premium, a categoria mais alta de adesão.

 

A ação no Brasil é parte da iniciativa global de sustentabilidade da Hyundai Motor Company que leva o slogan “Gol do Século”, do idioma inglês, Goal of the Century, que também significa “Objetivo do Século”, lançada no Dia Mundial da Terra, em 22 de abril, e programada para ir muito além da Copa do Mundo da FIFA™. A intenção é unir a humanidade por meio do futebol e incentivar o apoio universal a um futuro sustentável, como parte da missão da Hyundai de alcançar a neutralidade de carbono até 2045, compensando as emissões de CO2 em todas as etapas de produção e operação.

 

“A Hyundai vem conduzindo suas ações de sustentabilidade desde sua chegada ao Brasil, há exatos dez anos. Primeiramente na região em que se encontra nossa fábrica, em Piracicaba, no interior de São Paulo, e, posteriormente, nas cidades e comunidades onde se localizam nossas concessionárias. Agora, aproveitando a Copa do Mundo da FIFA, que é a mais sustentável da história, damos uma escala global às ações reunidas dentro da iniciativa “Gol do Século” e, no Brasil, passamos a atuar nacionalmente com a TNC neste projeto mais abrangente, que une o ambiental e o social”, comenta Ricardo Martins, vice-presidente administrativo da Hyundai Motor Brasil.

 

Para a restauração das áreas degradadas, que correspondem a uma extensão de 40 hectares, serão plantadas mudas de espécies nativas da região, como jatobá, aroeira, jacarandá e peroba, em conjunto com café, abacate, banana e palmito, em sistemas agroflorestais que beneficiam a população local. O período de plantio inicia-se agora em dezembro e vai até fevereiro de 2023, tendo uma segunda fase de novembro de 2023 a fevereiro de 2024. A partir daí, há o acompanhamento da TNC para o correto desenvolvimento das árvores até 2026, principalmente com a capacitação da comunidade local para a preservação da área restaurada.

 

Além do plantio de árvores, a parceria contempla um programa de capacitação para treinar estudantes e técnicos em temas relacionados à restauração florestal em âmbito nacional, regional e local. As capacitações serão feitas de maneira virtual e presencial, em várias localidades, principalmente na região da Serra da Mantiqueira, com parceiros da TNC como universidades e outras ONGs, utilizando para estudo Unidades Demonstrativas (UDs) que são “laboratórios de aula a céu aberto”.

 

Dentro dos 40 hectares previstos haverá a recuperação de uma área degradada de 6 hectares na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiróz”, a ESALQ/ USP, centro acadêmico de excelência em agricultura e florestas localizado em Piracicaba. Essa será uma nova Unidade Demonstrativa (UD), com o objetivo de aprimorar e testar novas técnicas de plantio sustentável, manutenção e preservação de espécies semelhantes às da Serra do Brigadeiro por professores, pesquisadores e alunos da ESALQ/ USP.

 

“A parceria entre TNC e Hyundai vai ao encontro da iniciativa das Nações Unidas que instituiu esta como a Década de Restauração de Ecossistemas, cujo objetivo é justamente deter a degradação dos ecossistemas e restaurá-los. A ONU também declarou a Mata Atlântica como uma das 10 Iniciativas de Referência da Restauração Mundial. Temos no Brasil uma oportunidade de acelerar essa importante agenda de restauração, exatamente na Mata Atlântica, que é um dos biomas mais biodiversos do mundo. Restaurá-lo vai permitir a conservação desta ampla biodiversidade e também garantir serviços ecossistêmicos essenciais para a manutenção da vida, como a produção de água, a regulação do clima e a mitigação das mudanças climáticas”, afirma o líder da estratégia de restauração florestal da TNC Brasil, Rubens Benini.

 

A área a ser restaurada com o apoio da Hyundai faz parte do projeto “Restaura Brasil”, uma iniciativa da The Nature Conservancy que tem o objetivo de recuperar 400 mil hectares com o plantio de 1 bilhão de árvores até 2030 e promover um grande movimento coletivo de restauração no país. Até o momento, mais de 265 milhões de árvores já foram plantadas nas ações de restauração ecológica.

 

A The Nature Conservancy (TNC) é uma organização global de conservação ambiental dedicada à proteção das terras e águas das quais toda a vida depende. Guiada pela ciência, a TNC cria soluções locais inovadoras para os principais desafios do mundo, de forma que a natureza e as pessoas possam prosperar juntas. Trabalhando em 76 países, a organização utiliza uma abordagem colaborativa, que envolve comunidades locais, governos, setor privado e a sociedade civil. No Brasil, onde atua há mais de 30 anos, o trabalho da TNC concentra-se em solucionar os complexos desafios de conservação da Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica a partir de uma abordagem sistêmica, com foco na implementação e geração de impacto, para mitigar as mudanças climáticas e a perda da biodiversidade.

 

A Hyundai Motor Brasil está presente no país desde 2012, quando inaugurou sua fábrica em Piracicaba (SP). Com 2,8 mil colaboradores, é responsável pela fabricação e comercialização da família de veículos compactos HB20 e do SUV compacto Creta. A partir do Brasil, a marca coordena as operações comerciais para a região das Américas Central e do Sul e exporta para países vizinhos, como Argentina, Colômbia, Paraguai e Uruguai. Para saber mais sobre a Hyundai e seus produtos no Brasil, acesse http://www.hyundai.com.br. (Coisas de Agora)