Blog do Caminhoneiro
Os caminhões elétricos estão em alta. São muitas montadoras investindo na tecnologia, e centenas de empresas tem adquirido brutos com essa tecnologia. Mas uma das questões que mais levantam dúvidas é quanto à segurança desses veículos em caso de acidente.
Por isso a Volvo está mostrando o grande programa de testes de colisões com seus caminhões elétricos, envolvendo diversos tipos de possibilidades de acidentes, o que garante que a segurança seja a maior possível.
“Temos uma grande responsabilidade em garantir que os nossos caminhões elétricos sejam desenvolvidos de forma a que a transição seja feita sem comprometer a segurança. Um valor fundamental importante para nós”, disse Anna Wrige Berling, gerente de segurança no trânsito da Volvo Trucks.
Apesar de usarem a maioria dos componentes dos caminhões a diesel, são centenas de peças exclusivas, especialmente no trem de força elétrico. Por isso a Volvo investe centenas de horas em cálculos, simulações, e por fim, os testes de colisão no mundo real.
Em um vídeo publicado pela montadora, é possível notar três tipos de acidentes, realizados em ambientes controlados, com o choque de um automóvel diretamente nas baterias, uma colisão traseira e um tombamento em alta velocidade.
Todos os testes foram feitos para garantir que os componentes estejam protegidos em caso de acidente, especialmente sem risco de incêncio ou vazamento de produtos químicos.
Depois dos testes, são dezenas de horas de avaliações, para saber que nada saiu do lugar, garantindo que não existam curtos-circuitos ou outros problemas com os componentes elétricos. (Blog do Caminhoneiro)