Aeroporto de Manaus é abastecido com caminhão elétrico VW

Frota & Cia

 

O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, de Manaus, no coração da Região Amazônica, é o primeiro da América Latina a ter um caminhão de abastecimento de aeronaves 100% elétrico, com zero emissão.

 

Graças à parceria entre a Pioneiro Combustíveis, a BR Aviation (unidade de negócios da Vibra Energia e marca licenciada da Petrobras) e a Volkswagen Caminhões e Ônibus, depois de um período de testes e de treinamento dos funcionários da empresa, o caminhão Volkswagen e-Delivery levará o Jet-A para os clientes BR Aviation no aeroporto internacional de Manaus. O veículo elétrico começa a operar de forma plena a partir do dia 12 de dezembro.

 

O principal objetivo desta união é potencializar a descarbonização do segmento da aviação e ainda ajudar a promover o desenvolvimento da Região Amazônica, em linha com as diretrizes estratégicas da BR Aviation e da Pioneiro, de focar em negócios voltados à transição rumo a fontes energéticas mais limpas e renováveis. A iniciativa abre uma possibilidade imediata, de rápida adoção, para reduzir o impacto do setor de aviação no aquecimento global.

 

“Sabemos que a transformação das aeronaves, seja para uso de combustível verde ou eletricidade, ainda levará algum tempo. O caminhão elétrico é resultado da busca por soluções já disponíveis, com eficácia comprovada e viabilidade econômica e operacional para reduzir as emissões desde já”, afirma Lindi Tambke, CEO da Pioneiro Combustíveis.

 

A aviação é responsável por cerca de 3,5% da contribuição humana para o aquecimento global, de acordo com um estudo de 2020 realizado pela Manchester Metropolitan University, publicado na revista Atmospheric Environment. Ao iniciar a adoção de caminhões elétricos para abastecimento, a BR Aviation e a Pioneiro Combustíveis se antecipam a uma das metas do programa SustenAr, lançado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para estimular melhorias em aspectos ambientais na Aviação Civil. O programa prevê, como uma das formas de estimular soluções sustentáveis, a substituição de combustíveis fósseis na frota aeroportuária terrestre.

 

“Iniciar uma operação inovadora, com grande potencial de transformação no setor, é a realização de um sonho. Somos apaixonados pela região amazônica e sabemos do grande potencial de repercussão das iniciativas implantadas aqui. Temos em Manaus nossa base operacional, e queremos provar que, se é possível inovar no coração da floresta, isso também é possível nos grandes centros urbanos”, explica Rolf de Sousa Tambke, Diretor de Operações da Pioneiro.

 

A operação

 

Para que o caminhão elétrico pudesse começar a operar, a EZVolt instalou no Aeroporto de Manaus um carregador com 1 ponto de recarga CCS-2, com potência de saída de 24 kW em corrente contínua, o que permite o carregamento de 80% da bateria do caminhão em até três horas.

 

Esta parceria é estratégica, pois trata-se da primeira operação de um caminhão elétrico na aviação da América Latina. Os benefícios ambientais são nítidos com a ampla eliminação de CO2 e outras partículas de escapamento, contribuindo para um ambiente de trabalho menos ruidoso e mais sustentável nos aeroportos. É um modelo de atuação com potencial de impactar toda a cadeia de abastecimento do segmento.

 

Tecnologia brasileira

 

O caminhão VW que a Pioneiro Combustíveis e a Vibra estão implantando no Aeroporto Internacional de Manaus tem alto conteúdo de componentes nacionais, o que contribui para que a manutenção e o custo de operação do modelo elétrico sejam um atrativo a mais, por serem mais baixos do que em um modelo diesel, por exemplo. Com mais de 350 unidades comercializadas, o e-Delivery é referência no mercado nacional, desenvolvido pela engenharia brasileira e testado com os mais rigorosos critérios.

 

“Este é um passo importante que a Vibra e parceiros fazem em busca do Net Zero das suas operações. O mercado de aviação tem o desafio de reduzir sua pegada de carbono e ações como o desenvolvimento do Servidor Elétrico ajudam nesse sentido, com a garantia de que todos os padrões e normas de controle operacionais que caracteriza a excelência de nossas operações estão sendo cumpridos”, afirma Guilherme Paiva, diretor de operações da Vibra.

 

Cada caminhão elétrico pode tirar da atmosfera cerca de 15 toneladas de CO2 por ano, o que seria equivalente à neutralização proporcionada por mais de 50 árvores no mesmo período. A operação de um veículo elétrico é mais simples, com maior eficiência energética (uma significativa economia em relação a um veículo diesel) e custo de manutenção menor. O alto nível de tecnologia embarcada permite monitorar todos os detalhes do veículo, como desgaste, horas de uso, além de possíveis problemas técnicos. (Frota & Cia/Victor Fagarassi)