Frota & Cia
O maior evento do Aftermarket Automotivo da América Latina, que teve a sua última edição em 2019 e será realizado de 25 a 29 de abril de 2023, no São Paulo Expo, promete colaborar para o aquecimento e a geração de novos negócios do setor de reposição de autopeças e reparação automotiva. A cinco meses da sua abertura, a feira já conta com a participação confirmada de mais de 1.500 marcas que vão apresentar suas novidades de produtos e serviços para o mercado. A RX, organizadora da Automec, prevê a realização de negócios durante os cinco dias da feira da ordem de R$ 24 bilhões.
As empresas do setor de reparação automotiva e reposição de autopeças, após o período da pandemia e mais recentemente da falta de componentes, apostam no reaquecimento do mercado em 2023. De acordo com o Sincopeças – Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado de São Paulo, as oficinas mecânicas já apresentam grande demanda de serviços, mas os usuários, no entanto, ainda estão preocupados com o alto custo da manutenção, principalmente em função do aumento de preço das peças, e assim estão realizando apenas o mínimo necessário de serviços.
Por isso, o presidente do Sincopeças, Heber Carvalho, ressalta que as empresas terão que trabalhar mais fortemente outros fatores fundamentais no varejo, além da questão dos preços. “O cliente precisa se sentir seguro no ato da compra e o atendimento com transparência, explicações técnicas claras, rapidez na entrega, segurança na garantia e qualidade do produto ajudarão a fazer a diferença e a incrementar as vendas”, ressalta ele.
Mercado em 2023
Para o presidente da entidade, o mercado de reposição em 2023 será melhor que o desse ano. “O comércio de autopeças sempre começa o novo ano aquecido, principalmente em função das férias de janeiro, quando muita gente faz a manutenção dos veículos. O mesmo acontece no período do Carnaval e dos feriados seguintes, promovendo o aquecimento do mercado”, explica.
“Na Automec, poderemos ver lançamentos, novidades tecnológicas e conhecer mudanças que já estão ocorrendo no mercado. Hoje ainda se fala em carro elétrico ou híbrido como futuro, mas esses veículos já estão nas ruas e mais cedo ou mais tarde vão gerar volume de negócios para a reposição e o mercado tem que se antecipar a essa demanda”, destaca o presidente do Sincopeças.
“Estamos investindo fortemente na retomada da Automec por ser o principal e maior evento do setor na América Latina, onde o público especializado vai se atualizar com as novidades da indústria, fazer networking e buscar novos fornecedores de peças e sistemas, reparação e manutenção, serviços e tecnologia, acessórios e customização, eletrônica e sistemas, enfim, é o cenário para novas oportunidades de bons negócios”, afirma Eduardo Marchetti, gerente da Automec. (Frota & Cia/Victor Fagarassi)