Portal da Autopeças-Sindipeças/Novo Varejo
Falta apenas um mês para o fechamento definitivo dos resultados de 2022, mas o resultado do acumulado do ano até novembro já permite tirar algumas conclusões certeiras.
De acordo com levantamento e análise do consultor Marcelo Cavalcante (consultores.cavalcante@gmail.com), com base nos números do Renavan, dentro do universo dos eletrificados os vencedores do ano já são praticamente certos.
O XC40 deverá ser o modelo 100% elétrico mais vendido do Brasil em 2022, vez que até novembro já acumula praticamente o dobro do volume do segundo colocado, o iCar – que, além dos números totais em si, não registrou volumes expressivos no último bimestre.
Da mesma forma a Volvo tem tudo para sagrar-se a marca de elétricos mais vendida do Brasil neste ano, em um cenário parecido: lidera com praticamente o dobro de volume e de participação de mercado ante a segunda colocada, a Renault.
Nos híbridos o cenário é parecido, mesmo com volumes mais altos: o Corolla Cross não tem dado chance para ninguém e lidera por ampla margem aparentemente quase impossível de ser descontada em apenas um mês. Além disso a disputa é caseira, pois o vice-líder é o Corolla sedã.
E assim a Toyota certamente será a marca de híbridos mais vendida no Brasil neste ano, com participação impressionante de mais da metade das vendas desta faixa de mercado.
Confira todos os números nas tabelas abaixo, desenvolvidas pelo consultor Marcelo Cavalcante:
No total as vendas de elétricos cresceram neste ano, até novembro, 254% ante o mesmo período de 2021, com pouco mais de 7,5 mil emplacamentos. Nos híbridos o avanço foi de 29% no mesmo comparativo, para 36 mil unidades.
Isoladamente o mês de novembro fechou com 728 unidades de automóveis e comerciais leves 100% elétricos licenciados, quarto melhor resultado mensal deste ano. Nos híbridos o mês passado terminou com 4.270 unidades vendidas, segundo melhor resultado mensal de 2022. (Portal da Autopeças-Sindipeças/Novo Varejo)