Blog do Caminhoneiro
Palco de algumas das maiores novidades da indústria de transporte, com inúmeros lançamentos e apresentações de tecnologias inovadoras, a IAA Transportation 2022, que acontece em setembro em Hannover, vai receber também o novo eActros LongHaul, já com o visual definitivo que entrará em produção.
O eActros LongHaul foi anunciado em 2020, e a empresa trabalhou em protótipos e testes até agora. A partir de 2023, a montadora vai fornecer os caminhões para clientes, para testes em aplicações reais, e a produção comercial deve começar em 2024.
O novo caminhão, equipado com baterias, terá autonomia para rodar por até 500 quilômetros, com peso total de 40 toneladas.
Além do eActros LongHaul, a montadora vai destacar atualizações para toda a gama de caminhões elétricos.
“A eletrificação do transporte pesado de longa distância é o próximo marco em nosso caminho para a neutralidade de emissões de CO2. O eActros LongHaul é um veículo elétrico a bateria planejado para ser economicamente viável para nossos clientes. Minha equipe e eu estamos ansiosos para apresentar este caminhão inovador aos nossos clientes e ao público em setembro”, disse Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks.
Para esse caminhão, as baterias são de fosfato de ferro-lítio (LFP), mais duráveis e com maior densidade energética, com possibilidade de recarga rápida, saindo de 20% para 80% de carga em apenas 30 minutos.
Para a Mercedes-Benz e Daimler Truck, esse lançamento é mais um passo para chegar à tão sonhada neutralidade total nas emissões de CO2, que deve acontecer em 2050. Em modelos vendidos na Europa, Japão e América do Norte, isso deve ocorrer em 2039. (Blog do Caminhoneiro)