Portal Garagem 360
A montadora chinesa BYD, acaba de firmar parceria com a NVIDIA para o desenvolvimento de softwares de condução inteligente para veículos elétricos. A marca usará a tecnologia para sistema de estacionamento automatizado, veja os detalhes.
As montadoras estão em pesquisas constantes para desenvolver novas tecnologias, e na categoria de carros elétricos não seria diferente. A BYD anunciou sua colaboração com a empresa americana NVIDIA Corportation, líder em inteligência artificial, na tecnologia de condução inteligente.
Através da parceira, a BYD utilizará a arquitetura de computação NVIDIA DRIVE Hyperion em seus novos veículos elétricos para direção e estacionamento automatizados. O sistema deve estar disponível a partir do primeiro semestre de 2023.
De acordo com a montadora chinesa, a cooperação é um importante esforço conjunto na produção de veículos elétricos ambientalmente sustentáveis e mais inteligentes, com atualizações de software por via aérea.
Os veículos elétricos da BYD apresentarão o NVIDIA DRIVE Orin SoC como o computador centralizado e motor com inteligência artificial (AI) para condução automatizada e características inteligentes do cockpit.
O NVIDIA DRIVE Orin, é o SoC (em português, sistema em um chip) de maior desempenho do mundo para automóveis, é o cérebro de AI dos veículos da próxima geração.
Fornecendo 254 TOPS (trilhões de operações por segundo) de desempenho computacional, o DRIVE Orin apresenta interfaces periféricas de alta velocidade e elevada banda de memória (205GB/segundo) para lidar facilmente com dados de múltiplas configurações de sensores para uma condução segura e inteligente.
Esse sistema alcança padrões de segurança sistemáticos tais como ISO 26262 ASIL-D para garantir uma condução altamente inteligente.
“A autonomia definida por software e a eletrificação são algumas das forças propulsoras por trás da transformação da indústria automotiva.
Por meio do poder da inteligência artificial e da plataforma NVIDIA DRIVE Orin, a BYD irá fornecer frotas de veículos elétricos definidas por software que não só são seguras e confiáveis, mas também que melhoram com o tempo”, disse Rishi Dhall, vice-presidente da Automotive NVIDIA.
Com tecnologias líderes da indústria como a Blade Battery, a tecnologia DM-i super híbrida e a e-platform, a BYD vendeu quase 600.000 automóveis elétricos em 2021, totalizando um volume acumulado de produção e vendas superior a 1,5 milhões de unidades.
Na China, a BYD dominou o topo de vendas de automóveis elétricos por nove vezes. Alavancando os seus pontos fortes em tecnologia, qualidade e desempenho ao longo dos últimos 27 anos, a BYD continua a conectar-se com clientes, fãs e parceiros para impulsionar a indústria em conjunto.
Os carros elétricos da BYD no Brasil
Por aqui, a marca inicia o lançamento de carros elétricos através do Tan EV, SUV de sete lugares que já teve o primeiro lote de vendas esgotado e o HAN EV, sedã elétrico que será apresentado no mercado nacional em abril. (Portal Garagem 360/Nicole Santana)