No Dia Mundial da Água, Iveco Group reafirma esforços voltados para o reaproveitamento do recurso natural

Coisas de Agora

 

Empresa tem como uma das metas ambientais de 2022 alcançar 65% de reuso. Iniciativas adotadas nas fábricas são replicadas na comunidade.

 

O aumento do consumo de água em todo o mundo, em função da redução das áreas de impermeabilização e do crescimento da demanda por alimentos, tem tornado as discussões sobre o tema cada vez mais urgentes. Nesta terça-feira, 22, quando é celebrado o Dia Mundial da Água, falar sobre iniciativas que promovem a economia e estimulam o reuso nos mostra o quão necessário e importante é o engajamento de todos em ações que contemplam este assunto.

 

O Iveco Group tem a consciência ambiental como um de seus mais importantes valores, buscando contribuir positivamente para os grandes desafios globais, dentre eles a gestão do uso de água. No ano passado, a empresa reaproveitou 61% de todo o recurso utilizado no complexo industrial de Sete Lagoas, na região central de Minas Gerais, onde estão as plantas da IVECO e da FPT Industrial. O objetivo para este ano é ampliar os números e dar uma nova destinação a 65% do recurso utilizado nas fábricas.

 

“Ano após ano, revisamos nossas metas, tanto de consumo quanto de reuso, para torná-las mais desafiadoras, buscando reduzir ao máximo nosso impacto. Aqui, tratamos a economia de água com máxima prioridade, sempre desenvolvendo projetos de redução de consumo e maximização do reaproveitamento, tudo isso alinhado ao ODS 6 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU) – Água Potável e Saneamento, que busca garantir disponibilidade e manejo sustentável do recurso e saneamento para todos”, explica Irio Grossi, gerente de EHS (Meio ambiente, Saúde e Segurança) para a América Latina.

 

A água reaproveitada na planta de Sete Lagoas é direcionada para uma série de atividades rotineiras, como limpeza dos pisos das fábricas e manutenção dos jardins e das torres de resfriamento, que abastecem tubulações responsáveis por manter equipamentos sob baixa temperatura. O recurso também é usado nos tanques onde são feitos os testes hídricos dos veículos de defesa. Cada estrutura tem capacidade para 804m³ de água e consome, mensalmente, cerca de 2,5 milhões de litros.

 

A empresa também otimiza o manejo da água por meio de um sistema de captação de chuva. Todos os anos, são coletados cerca de 150m³, o equivalente a 150 mil litros de água – quantidade suficiente para o consumo de 45 pessoas durante um mês inteiro. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa necessita de 3,3 mil litros de água por mês (cerca de 110 litros por dia) para terem atendidas as necessidades de consumo e higiene.

 

Discutir o tema e compartilhar as ações desenvolvidas dentro da empresa com a comunidade é outro princípio do Iveco Group. Desde 2009, a empresa mantém ativo em Sete Lagoas o programa Próximo Passo, cuja principal finalidade é promover ações de curto e médio prazo voltadas para o desenvolvimento do município. O projeto envolve atividades socioambientais e de conscientização e impacta diretamente cerca de 825 pessoas.

 

A atividade mais recente realizada no âmbito do Próximo Passo foi uma oficina sobre economia de água executada por voluntários da fábrica da IVECO com pais de estudantes atendidos pelo projeto social. Durante a ação, foram ensinadas práticas para reutilização de água da máquina de lavar roupa, do tanquinho e até da chuva.

 

“Entendemos nosso papel de agente multiplicador de boas práticas. O que de bom é aprendido e desenvolvido aqui deve ser levado também para nossa comunidade. Quanto mais pessoas e empresas desenvolvendo ações, melhor. O resultado será mais água e com melhor qualidade para todos”, reforça Irio Grossi.

 

Para apoiar as famílias e incentivá-las a fazer o dever de casa, levando para os próprios lares os ensinamentos da oficina, foram doadas nove bombas de 200 litros adaptadas para reuso de água. Os adultos que participaram da iniciativa foram orientados sobre as melhores práticas voltadas para a preservação do meio ambiente e sobre a importância do consumo consciente do recurso natural. (Coisas de Agora)