Blog do Caminhoneiro
A Scania está desenvolvendo caminhões elétricos para todo tipo de operação na Suécia, onde fica a matriz da empresa. Além da busca dos transportadores pela redução das emissões de poluentes, o desenvolvimento desses caminhões também ajuda a Scania a aprimorar a tecnologia, que futuramente será oferecida em todos os mercados onde a marca atua.
Na manhã de hoje, 21 de março, a Scania anunciou mais uma operação para caminhões elétricos, que foram adquiridos pela empresa de mineração LKAB, da cidade de Malmberget, no norte da Suécia. O modelo elétrico é um Scania Heavy Tipper, que poderá ter um peso total de até 49 toneladas quando carregado. Além do basculante, a montadora também vai fornecer um caminhão guindaste elétrico para a LKAB.
O grande diferencial da operação desses caminhões é que boa parte das viagens será feita dentro de minas subterrâneas, onde o transporte é mais exigente e perigoso. A LKAB está se esforçando para se tornar uma das empresas de mineração mais sustentáveis do mundo.
“Os caminhões elétricos fazem parte de uma ambição de estabelecer um novo padrão para mineração sustentável, onde o uso de combustíveis fósseis não exista. Estamos substituindo nossa frota diesel, e estamos testando a capacidade dos veículos elétricos movidos a bateria. Essas decisões tomadas com relação à escolha dos caminhões devem contribuir não apenas para uma maior produtividade, mas, acima de tudo, para uma mina mais sustentável e um ambiente de trabalho mais seguro”, diz Peter Gustavsson, gerente de projetos da LKAB.
Os dois novos caminhões começarão a ser operados ainda neste ano, e a frota elétrica deverá ser ampliada ao longo dos anos seguintes.
“Continuamos trabalhando com clientes que estão dispostos a experimentar soluções inovadoras junto com a gente. Para a Scania, é muito valioso poder testar veículos elétricos em ambientes extremos, como em operações de clientes reais em minas. Além disso, o caminhão basculante elétrico pesado é o primeiro de seu tipo na indústria e outro grande passo na jornada em direção a soluções de transporte sustentáveis em todas as aplicações”, diz Fredrik Allard, chefe de mobilidade elétrica da Scania.
“A entrada da Scania em nosso processo de transformação é valiosa porque nos dá a oportunidade de avaliar seus veículos movidos a bateria. Juntos, esperamos desenvolver e construir veículos livres de combustíveis fósseis que sejam tão ou mais produtivos do que os que temos atualmente”, conclui Gustavsson, gerente de projetos da LKAB. (Blog do Caminhoneiro/Rafael Brusque)