Ônibus elétricos aumentam vendas de veículos para transporte coletivo na Colômbia

Truck & Bus Builder América do Sul

 

A Colômbia atingiu neste primeiro bimestre de 2022, a posição de principal importadora de veículos elétricos do mercado sul-americano. Foram 417 ônibus elétricos, o que fez com que o segmento de ônibus voltasse a apresentar crescimento de vendas depois de mais de um ano de seguidas quedas e registrasse os melhores resultados entre os segmentos que compõem o mercado colombiano de veículos comerciais. Segundo dados da Andemos – Associação Nacional de Mobilidade Sustentável – que congrega as empresas automobilística do país, foram vendidas 611 unidades contra 265 no mesmo período de 2021, com crescimento de 130,6%.

 

O bom desempenho é resultado da venda, em janeiro e fevereiro, de 417 veículos elétricos (416 da BYD), 353,3% acima do mesmo período de 2021, que foi de 92 unidades. O volume vendido em janeiro e fevereiro deste ano é maior do que toda a venda de ônibus elétricos em 2020 (416) e do que em 2021 (102 unidades).

 

O presidente da Andemos, Oliverio García, informou que, a despeito desses resultados positivos no segmento de veículos para o transporte de passageiros, o mercado colombiano poderia ter atingido vendas superiores, se não ocorresse a falta de modelos à disposição dos clientes.

 

Elétricos também crescem em caminhões

 

As duas outras categorias de veículos comerciais também tiveram resultados positivos. No segmento de caminhões com PBT até 10,5 toneladas foram vendidas em fevereiro, 29 unidades, contra apenas quatro no mesmo mês de 2021, com elevação de 625%. No acumulado do ano, são 67 unidades, contra 11 no primeiro bimestre do ano passado, com crescimento de 509,1%. No segmento de caminhões com PBT acima de 10,5 toneladas, foi vendida apenas um caminhão elétrico no primeiro bimestre deste ano contra nenhum no mesmo período de 2021. (Truck & Bus Builder América do Sul)