São José dos Campos terá 100% de frota de ônibus elétricos alugados e vai contratar empresas para operar

Diário do Transporte

 

A prefeitura de São José dos Campos, no interior de São Paulo, anunciou nesta quinta-feira, 03 de março de 2022, um novo modelo de operação de transportes por ônibus.

 

Como mostrou o Diário do Transporte, a participação do Grupo Itapemirim na licitação foi considerada um fracasso pelo poder público. Segundo a prefeitura, a empresa de Sidnei Piva de Jesus não foi capaz de comprovar a compra de ônibus exigida nos editais de concessão dos dois lotes operacionais.

 

Agora, a prefeitura mudou de modelo.

 

A empresa que assumir os transportes em São José dos Campos não vai precisar mais ter ônibus na cidade, mas deve comprovar experiência em operação no setor.

 

Isso porque, segundo a apresentação desta quinta-feira, os ônibus serão alugados pela prefeitura que vai contratar empresas do segmento para operá-los.

 

Ainda de acordo com o anúncio, com exceção dos ônibus das linhas rurais, todos os coletivos serão 100% elétricos. São cerca de 350 ônibus do tipo Padron, além dos 12 articulados já na cidade que foram comprados para a linha verde.

 

A prefeitura tem cinco meses para apresentar a frota por meio da Urban – Urbanizadora Municipal.

 

A empresa municipal também vai assumir a bilhetagem eletrônica após licitações fracassadas do sistema.

 

A prefeitura vai assumir a infraestrutura de carregamento, o custo de energia elétrica e a manutenção preventiva a corretiva.

 

O contrato de locação será de 10 anos, assim como o de operação.  Serão dois contratos, portanto, e duas licitações.

 

No dia 29 de março de 2022, devem ser abertas as propostas de empresas que podem fornecer estes ônibus elétricos para aluguel bem como sua infraestrutura. (Diário do Transporte/Adamo Bazani)