AutoIndústria
A Toyota terá uma robusta oferta de veículos elétricos mundialmente. Akio Toyoda, presidente global, detalhou nesta terça-feira, 14, o plano da montadora para alcançar a neutralidade em carbono, especialmente por meio de veículos movidos a bateria, considerada pela empresa “uma das opções mais promissoras”.
O plano do grupo é lançar 30 modelos elétricos a bateria até 2030, inclusive comerciais leves, como picapes e micro-ônibus, para vários mercados, o dobro do que previa anteriormente até 2025.
“Alcançar a neutralidade de carbono significa concretizar um mundo em que todas as pessoas continuem a viver felizes. Para esse desafio, precisamos reduzir as emissões de CO2 tanto quanto possível, o mais rápido possível”, alertou o principal dirigente da montadora japonesa em pronunciamento pela internet.
Ainda que os elétricos movidos a bateria sejam considerados a principal solução para reduzir as emissões, a Toyota promete trabalhar o máximo de opções possíveis. Até porque, reforçou Toyoda, “se a energia que movimenta os veículos não for limpa, o uso de um veículo eletrificado, seja de que tipo for, não resultaria em emissão zero de CO2.”
A futura frota elétrica pura da Toyota exigirá US$ 35 bilhões e, espera a empresa, somará 3,5 milhões de unidades vendidas por ano até o final da década. Atualmente, a maioria das vendas de eletrificados da empresa é de híbridos.
A montadora lançará uma família de veículos elétricos puros, batizada de bZ, sigla em inglês para “Além do Zero, e que será oferecida em diversos mercados.
O primeiro deles é o SUV bZ4X, desenvolvido em conjunto com a Subaru e que será fabricado no Japão para ser lançado em 2022. Outros três SUVs chegarão nos anos seguintes — o mais compacto destinado para a Europa e o Japão —, além de um sedan médio.
A marca Toyota oferece mais de uma centena de modelos com motor a combustão, híbridos, híbridos plug-in e elétricos com células de combustível em mais de 170 países e regiões. Os veículos a combustão hoje existentes também ganharão versões eletrificadas, revelou o presidente da montadora.
Já a divisão de luxo Lexus tem 30 modelos com todas essas tecnologias em 90 mercados e também terá seu portfólio expandido com veículos neutros em carbono. Um deles será um esportivo a bateria.
Mas todos os segmentos serão cobertos por veículos elétricos até o fim desta década, quando a marca espera ter 100% das vendas com esses veículos na Europa, América do Norte e China, totalizando 1 milhão de unidades. Globalmente, em 2035.
Na busca pela neutralidade total de suas operações até 2035, o grupo também seguirá e intensificará investimentos em baterias, energia renováveis, como eólica e solar. (AutoIndústria)