Primeiro SUV da BYD no Brasil surpreende

Jornal do Carro  

 

Das marcas chinesas presentes no Brasil, a BYD é certamente a menos conhecida. A empresa monta ônibus elétricos na fábrica de Campinas (SP), erguida em 2015, e vende modelos comerciais para empresas. Porém, isso começa a mudar com o início da pré-venda do Tan EV, SUV elétrico de sete lugares que será entregue aos compradores a partir do início de 2022. Segundo o diretor de vendas da BYD, o modelo, cujas linhas lembram as do Tesla Model X, terá preço entre R$ 400 mil e R$ 500 mil.

 

Um dos destaques, segundo a BYD, são as baterias batizadas de Blade, que são mais finas e armazenam até 800 ampères. As do Tan EV têm capacidade de 86,4 kwh – ou até 472 km de autonomia no uso misto (cidade e estrada).

 

Além disso, informa a BYD, basta plugar o modelo por 30 minutos em uma estação de corrente contínua de 110 kw para repor 80% da energia. Seja como for, um dos maiores desafios para a BYD é criar uma rede de concessionárias. A empresa promete ter 35 pontos de vendas no País até o fim de 2022. A primeira será em São Paulo, mas a marca não revelou detalhes desta operação.

 

Em movimento

 

Ao volante, o Tan EV mostra que, mesmo sendo um modelo com proposta familiar, seu desempenho é forte. Isso porque os dois motores elétricos geram 517 cv de potência combinada, o que garante fôlego de sobra e arrancadas bastante vigorosas.

 

Trata-se de uma característica de veículos elétricos em geral. Mérito do torque, equivalente a 69,3 mkgf, que é entregue instantaneamente. Como cada motor fica em um eixo, a tração é integral (AWD).

 

Durante a apresentação para a imprensa, pudemos avaliar o Tan EV em um circuito fechado. Portanto, não foi possível explorar todos os recursos do SUV. Tampouco deu para conhecer seu comportamento em situações do cotidiano.

 

Entretanto, ficou claro que o SUV, que tem 4,87 metros de comprimento, é bom de curva.

 

As suspensões (Mcpherson na frente e Multilink atrás) têm bom comportamento.

 

O segredo está no conjunto de baterias instalado sob o assoalho, que reduz bastante o centro de gravidade e faz com que o carro fique grudado ao piso. Esta é uma característica de carros elétricos em geral.

 

O Tan EV vem repleto de novas tecnologias. Como controlador automático e adaptativo de velocidade, auxílio de permanência em faixa de rolagem e frenagem automática de emergência, entre outras.

 

Na cabine, o bom acabamento salta aos olhos. Há materiais de boa qualidade por todos os lados. Os bancos, por exemplo, são cobertos de couro sintético e os dianteiros têm ajustes elétricos.

 

Além disso, a tela do sistema multimídia é gigante e, como gira, pode ficar tanto em posição horizontal quanto vertical. Há câmeras de alta resolução até dentro da cabine.

 

O espaço é bom para cinco adultos graças aos 2,82 metros de distância entre os eixos. Já na terceira fila de assentos apenas crianças viajam bem. (Jornal do Carro/Vagner Aquino)