Nova geração de motores da Renault Trucks economiza até 10%

Blog do Caminhoneiro

 

A Renault conseguiu reduzir o consumo de combustível e emissões de poluentes de seus caminhões com os novos motores DE11 e DE13, que recebem uma série de novidades tecnológicas, como o Turbo Compound e serviços dedicados, em até 10%.

 

Além das novidades em design para toda a linha, com os modelos T, T High, C e K neste ano, a montadora continua atualizando sua linha de motores, com 11 e 13 litros, combinando os propulsores com tecnologias como a Wave Piston, que melhora a combustão dentro dos cilindros, com melhor aproveitamento do oxigênio disponível, além de novos injetores de alta pressão, com maior precisão, adaptados para uma combustão mais eficiente.

 

Além disso, os novos motores recebem novas peças internas para reduzir as perdas de potência por atrito, como bielas, pistões e virabrequim, que foram redesenhados. O turbocompressor recebe rolamentos de esferas de alto desempenho, e o óleo usado no motor é novo, de baixa viscosidade, com uma bomba de óleo de fluxo variável.

 

Outras mudanças ficam a cargo do novo sistema de pós-tratamento dos gases do escapamento e também uma nova unidade de gerenciamento do motor.

 

Os modelos que recebem motores de 13 litros, como o T, T High e C, podem receber a versão DE13 TC, com Turbo Compound, que proporciona uma economia significativa de combustível sem comprometer a dirigibilidade ou a velocidade do veículo.

 

Esse sistema usa a energia residual do primeiro turbo para girar um segundo, menor, e envia a força extra, que seria desperdiçada, para o virabrequim, o que se traduz em torque adicional para o motor.

 

Isso garante que níveis mais altos de torques sejam atingidos em velocidades mais baixas, mantendo uma velocidade mais constante, principalmente em velocidade de cruzeiro, sem a necessidade de trocas de marchas.

 

Em conjunto com a apresentação dos novos motores, e Renault Trucks anunciou uma nova atualização para a caixa de câmbio Optidriver, que incorpora um novo software de controle e um novo atuador de embreagem para mudanças de marcha mais suaves e rápidas.

 

Na parte de tecnologia, os motores receberam a solução Smart Torque Control, que maximiza o tempo de permanência na área verde do conta-giros com a melhor eficiência do motor, sem penalizar a dirigibilidade.

 

A Renault Trucks também continua a melhorar o controle de cruzeiro preditivo Optivision, que usa a topografia da estrada para otimizar a troca de marchas e aumenta a economia de combustível. (Blog do Caminhoneiro/Rafael Brusque)