Blog do Caminhoneiro
Descidas de serras com caminhões carregados sempre exigem cuidados redobrados, especialmente nos trechos com declives fortes e muitas curvas, como acontece na BR-376, entre as cidade de Curitiba-PR e Joinville-SC, no Sul do Brasil.
Na última semana, um caminhoneiro se salvou de um grave acidente no trecho, graças à área de escape presente no KM 667,3 do trecho, que é administrado pela Arteris Litoral Sul.
De acordo com a concessionária, um caminhão teve problema nos freios cerca de três quilômetros antes do dispositivo, e precisou de 88 metros dentro da caixa de brita para parar completamente.
O caminhão estava carregado com quase dez toneladas de papel higiênico, e seguia no sentido à Santa Catarina. Essa é a 90ª entrada de veículo nessa área de escape, inaugurada em 2019, com 165 vidas salvas.
A área de escape do KM 667,3 é uma das mais modernas do mundo, contando com uma caixa cheia de cinesita, onde o veículo afunda até parar, sem danos, e, para retirada, existe uma ponte rolante com guindastes de alta capacidade, que são usados para levantar o veículo e permitir que possa voltar a rodar. (Blog do Caminhoneiro/Rafael Brusque)