Revista Torque
No dia 26 de outubro de 2021, o júri do German Car of The Year (GCOTY) deu ao novo Peugeot 308 a vitória na categoria Compact (veículos cujo preço de venda das versões de entrada de mercado não excede 25 000 € com todos os impostos incluídos), escolhido entre 11 concorrentes de 9 fabricantes. O júri apreciou a estratégia Power of Choice desenvolvida pela Peugeot: os clientes são livres de escolher entre as motorizações a gasolina, a Diesel e dois híbridos recarregáveis. Os outros argumentos que pesaram a favor do modelo são a moderna tecnologia do novo 308, incluindo o i-Cockpit® digital personalizável, bem como o design atraente com o novo logo da marca. Na Alemanha, o preço de entrada do novo Peugeot 308 na versão de acabamento Active Pack é 23 200 € com todos os impostos incluídos, com o motor a gasolina PureTech 110 cv. O novo hatch do Leão já nasce sob bons auspícios, assim como seu predecessor, que recebeu inúmeros prêmios, incluindo o Car of the Year 2014.
O German Car of The Year (GCOTY)
Em 26 de outubro, o novo Peugeot 308 ganhou o GCOTY 2022 na categoria Compact, que reúne os carros com preço mais acessível. Cinco categorias foram recompensadas: Compact (<25 k€), Premium (> 25 k€), Luxury (> 50 k€), New Energies e Performance. Os critérios de premiação escolhidos são a relevância dos modelos no mercado, bem como seu grau de inovação. Um dos ganhadores levará o prêmio GCOTY de todas as categorias, que será anunciado no próximo dia 25 de novembro. Trata-se de um dos prêmios mais cobiçados da indústria automotiva. Sem nenhum vínculo com editoras, montadoras ou salões, o GCOTY é atribuído por um júri internacional de 20 jornalistas da mídia especializada, em sua maioria baseados na Alemanha ou num país de língua alemã.
“É o primeiro prêmio recebido por esta nova geração do Peugeot 308. Ficamos muito orgulhosos com a vitória do 308 na categoria Compact na Alemanha. Nosso muito obrigado ao júri do German COTY e a toda a equipe da Peugeot. Este sucesso mostra que estamos no caminho certo com nossa estratégia Power of Choice e que estamos ampliando nossa mobilidade elétrica. Com o novo Peugeot 308, já eletrificamos 80% de nossa gama de produtos”, declarou Haico van der Luyt, Diretor da Peugeot na Alemanha.
O novo Peugeot 308 expressa a nova identidade da marca
O novo Peugeot 308 é o primeiro veículo de série que ostenta o novo logotipo, símbolo da nova identidade da marca do Leão. A conformação das luzes com tecnologia full-LED expressa a assinatura visual da marca, vertical na dianteira e com três garras na traseira.
As ajudas à condução contam com o melhor nível de tecnologia, como a câmera traseira, o sistema de alerta de colisão, o detector de pontos cegos com alcance de 75 metros, a assistência à frenagem de emergência e o sistema ativo de manutenção na faixa de rodagem com correção no volante da trajetória, uma garantia de segurança suplementar para a condução.
O Peugeot i-Cockpit® (volante pequeno, painel de instrumentos elevado, tela sensível ao toque) ficou ainda mais moderno no novo 308, que também conta com um sistema de infotenimento intuitivo e conectado. O i-Connect Advanced facilita a navegação na tela, como num smartphone, e a teclas digitais i-Toggles são personalizáveis.
Em linha com a estratégia Power of Choice, o novo Peugeot 308 existe em duas versões de motorização a gasolina híbrida recarregável, de 180 e 225 cv, e também com motores de combustão interna a gasolina e a Diesel. Uma versão 100% elétrica estará disponível em 2023.
Encontre mais informações sobre o prêmio GCOTY no site https://www.gcoty.de/ (Revista Torque)