Volkswagen confirma vinda dos elétricos ID para 2022

Jornal do Carro

 

Uma das maiores fabricantes de carros elétricos do mundo, a Volkswagen tratava do tema de forma discreta no Brasil. Porém, deu uma guinada nisso e, um mês após apresentar os modelos ID.3 e ID.4 de forma virtual, a empresa convidou o

 

Jornal do Carro para ver a dupla de perto em sua fábrica de São Bernardo do Campo, na grande São Paulo.

 

Além de jornalistas, a empresa vem convidando potenciais clientes para conhecer o hatch ID.3 e o crossover ID.4 de modo a avaliar a estratégia como deverá lançar a dupla no País. A expectativa é de que o ID.3 chegue às concessionárias brasileiras até meados de 2022.

 

O ID.4 virá na sequência, inaugurando a classe de SUVS elétricos que ainda está em formação entre as marcas generalistas. Até agora, só a JAC Motors oferece um SUV compacto elétrico no Brasil – o E-JS4.

 

Nova base

 

Construídos sobre a plataforma MEB, que serve aos carros elétricos do Grupo Volkswagen, todos os modelos ID têm baterias instaladas sob o assoalho. Segundo informações da marca alemã, isso permite melhor aproveitamento da cabine. Para comparação, o ID.3 tem dimensões parecidas com as de um Golf, mas com espaço interno similar ao do sedã médio Passat.

 

Até o fechamento desta reportagem a Volkswagen não havia anunciado especificações nem outros detalhes técnicos dos modelos que serão oferecidos no Brasil. Contudo, com base nos carros vendidos da Europa, a linha ID pode entregar potências entre 145 cv e 299 cv. A autonomia, por sua vez, varia de 330 km a 550 km. Além disso, em carregadores rápidos, dá para recarregar até 80% em cerca de 30 minutos.

 

Na Europa, os modelos da linha ID são conectados à internet e podem receber atualizações nos sistemas de forma remota. Assim, dependendo do tipo de ajuste, não é preciso levar o carro à concessionária.

 

Por dentro, o hatch ID.3 e o SUV ID.4 são modernos e contam com várias soluções eletrônicas. Como head-up display e duas telas Full HD no quadro de instrumentos e na central multimídia.

 

ID.3 virá primeiro

 

O hatch é o carro de entrada da linha de elétricos da Volkswagen. Portanto, virá primeiro para encarar rivais como Fiat 500e, Mini Cooper S E, Peugeot e-208 GT, Chevrolet Bolt e Nissan Leaf que já estão à venda no País – o Peugeot chega em breve.

 

No Brasil, o mercado ainda é restrito. Além de haver poucas opções, os preços são salgados. O mais em conta é o chinês JAC E-JS1, cuja tabela supera os R$ 150 mil. Portanto, é possível supor que o ID.3 terá preço na faixa dos rivais.

 

Para comparação, o Fiat 500e e o Mini Cooper S E são vendidos a R$ 239.990. Já o Peugeot e-208 GT é tabelado a R$ 244.990 e o Chevrolet Bolt, que está em fase de pré-venda, sai por R$ 317 mil. Nossa aposta é que o ID.3 fique próximo do Bolt, por R$ 300 mil, e o ID.4 venha mais acima, por cerca de R$ 350 mil. •

 

ID.3 será o primeiro carro elétrico da VW a chegar às lojas do País, até meados de 2022; Completa, versão 1st Edition tem duas telas Full HD, internet e atualizações remotas

 

Com estilo de SUV, porte de Taos e espaço interno generoso, ID.4 também deve estrear no Brasil no ano que vem; cabine é luxuosa e, conforme a versão, pode ter motor de 299 cv. (Jornal do Carro)