Tudo aconteceu em 15 de outubro de 1981, na Rodovia Rio Santos, com um Opala preparado pelas mãos da equipe de mecânicos do consagrado piloto de Stock Car Fabio Sotto Mayor. Com os recursos da época, o Opala do recorde contava com o motor V6, três carburadores, 400 cavalos de potência e chegou a incríveis 303,157 km de velocidade – recorde registrado pela CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo.
Mesmo depois de 30 anos, o recorde brasileiro de velocidade continua sendo uma referência não só entre os aficionados por potência de motor e muita velocidade, mas pela comunidade do automobilismo como um todo. “Fabinho, como é conhecido até hoje, e sua equipe, foram destemidos no grande feito”, ressalta Luis Pedro Ferreira, diretor de Relações Institucionais, Comunicação e Marketing da Dana. Foram 3 passagens na rodovia Rio-Santos, em trecho de 5km – 2 para acelerar, 1 para fazer tomada de velocidade e os 2 finais para a desaceleração do veículo. O espetáculo teve direito até a capô voando. “Não era a condição perfeita, um veículo sem aerodinâmica, mas foi bem montado. Além disso, Fabio era um piloto incrível, tinha um time de preparadores determinados e atentos à segurança, o resultado foi inimaginável e histórico”, completa Luis Pedro. Nas primeiras passagens o recorde já havia sido batido, mas Fabinho e sua equipe que podiam entregar mais: a passagem mais veloz chegou a – acredite – 315 km/h.
A Dana tem se destacado por investir em projetos da recuperação da memória do automobilismo, foi assim também com a restauração do saudoso Copersucar, o Fitti FD, o primeiro carro de Fórmula 1 brasileiro, projeto capitaneado por Wilsinho Fittipaldi Júnior durante a década de 70 e com história contada em https://dana.com.br/social/nossos-projetos/equipe-fittipaldi-de-f1/a-apresentacao-do-copersucar/
“Deixamos nossa homenagem e reconhecimento aos autores do recorde brasileiro de velocidade e temos consciência que são atitudes audaciosas que nos dão chance de, não apenas registrar grandes feitos, mas inspirar o futuro”, completa Luis Pedro.
Ficha técnica
Cardan e eixo diferencial Dana
Anéis e pistão Dana
Motor v6
400 cv
3 carburadores
O vídeo do dia do Recorde está registrado em: https://www.youtube.com/watch?v=wqpJM2UCDrI
Sobre a Dana
A Dana é líder mundial no fornecimento de sistemas de transmissão, vedação e gerenciamento térmico com alta tecnologia que melhoram a eficiência e o desempenho de veículos e máquinas. Facilitando a propulsão de veículos convencionais, híbridos e elétricos, a Dana equipa seus clientes com sistemas críticos de acionamento e movimento; tecnologias eletrodinâmicas e de energia; e soluções térmicas, de vedação e digitais.
Fundada em 1904 e com sede em Maumee, em Ohio, nos Estados Unidos, a empresa emprega mais de 38.000 pessoas em 34 países e 6 continentes que se dedicam a entregar valor para seus clientes, em relações de longo prazo, incluindo praticamente todos os fabricantes de veículos do mundo. Registrou em 2020 vendas de aproximadamente US$ 7,1 bilhões.
Na América do Sul, tem operações na Argentina, Brasil, Colômbia e Equador que empregam cerca de 5.000 pessoas. Presente há mais de 70 anos no Brasil, tem operações em Gravataí (RS), Campinas, Jundiaí, Limeira e Sorocaba (SP).
Sua participação e relevância no mercado de reposição brasileiro se mescla a própria indústria automobilística no país, pois sua origem está intimamente relacionada com um pedido de 1.000 cruzetas para os caminhões Ford no início dos anos 1950. O bom serviço rendeu um acordo de colaboração técnica com a então Spicer Manufacturing, evoluiu para uma sociedade e pouco mais de uma década depois, a Dana passaria a ser a controladora da então Albarus, uma história de mais de 70 anos de investimentos no Brasil, com produtos que são sinônimo de qualidade e tradição no mercado de reposição brasileiro através das marcas Spicer, Victor Reinz e Albarus. Saiba mais em http://www.dana.com.br/aftermarket.