Diário do Transporte
A fabricante de ônibus polonesa Solaris entregará seis ônibus elétricos até o final de 2022 à Espanha.
São dois pedidos. O primeiro deles, feito pelo Município de Martorell (Ayuntamiento de Martorell), refere-se a dois Urbino 8.9 LE elétricos. Martorell, perto de Barcelona, é sede de uma fábrica da Seat, onde futuramente serão produzidos carros elétricos.
O segundo foi feito pela operadora EuskoTren, que opera no País Basco, que solicitou quatro ônibus elétricos. Desses dois são Urbino 8.9 LE elétricos, que irão operar em linha para o bairro Usansolo, cidade de Galdakao.
Os Urbino 8.9 LE de nove metros possuem baterias com capacidade total de 90 kWh. Eles foram projetados para carregamento frequente e rápido, tanto por pantógrafo quanto convencionalmente por cabo.
O Ayuntamiento de Martorell encomendou ainda à Solaris dois carregadores móveis com capacidade de 40 kW cada. A potência do motor central dos ônibus é de 160 kW.
No caso da transportadora EuskoTren, a opção foi por uma bateria maior, até 260 kWh, com motor central de 160 kW.
Além dos dois ônibus mais curtos, de nove metros, a EuskoTren encomendou dois Urbino de 12 metros elétricos. Estes serão usados ??nas linhas operadas pela BizkaiBus.
Com capacidade de bateria instalada de 440 kWh, a propulsão é fornecida por um eixo E com dois motores integrados. Os modelos EuskoTren são carregados apenas por cabo, mas com corrente contínua de até 150 kW. A EuskoTren encomendou os carregadores correspondentes da Solaris.
Todos os seis ônibus elétricos que a Solaris entregará à Espanha nas duas encomendas são totalmente climatizados e equipados com um sistema de informação aos passageiros com monitores embarcados no interior. Há ainda um sistema de vídeo monitoramento interno e externo.
A EuskoTren encomendou também sistemas de assistência ao motorista, como espelhos retrovisores externos da câmera chamados “MirrorEye”. (Diário do Transporte/Alexandre Pelegi)