Primeiro Fiat elétrico, Cinquecento agora é para poucos

AutoIndústria

 

O charmoso Fiat Cinquecento, o 500, está de volta ao mercado brasileiro. Desta vez, em única versão, a Icon, que, mais do que por sua dianteira, traseira e interior redesenhados, ficará marcada por ser a primeira opção de automóvel totalmente elétrico da marca italiana no Brasil.

 

O subcompacto está repleto de tecnologias de segurança, de auxílio à condução e conectividade. Mas não é para qualquer bolso. A partir de hoje, está sendo oferecido no site da marca pelo preço sugerido de R$ 239.990,00.

 

Até 10 de setembro, quando se encerra o período de pré-venda, quem encomendar o novo 500 receberá um carregador caseiro de 7,4 kW, capaz de recarregar totalmente a bateria em 6 horas. Numa tomada convencional caseira, são necessárias 24 horas para o carregamento integral.

 

O Cinquecento elétrico é fabricado na Europa com um motor de 87 kW, equivalentes a cerca de 118 cavalos, e bateria de lítio de 42 kWh. Acelera de 0 a 100 km/h em 9 segundos e tem modos de condução econômica, normal e esportiva.

 

A autonomia, assegura a Fiat, é de 320 km, distância mais do que suficiente para uma semana de uso urbano, proposta primeira do modelo criado em 1957 e que ganhou sua segunda geração somente em 2007.

 

O novo 500 deriva da plataforma Mini BEV da Stellantis, específica para carro elétricos, tem 3,632 m de comprimento, 1,683 m de largura, 1,527 m de altura e 2,322 m de entre eixos, portanto apenas um pouco maior do que a geração anterior, que acumulou mais de 40 mil unidades vendidas no Brasil.

 

Por dentro, não manteve qualquer item antigo, apenas o estilo de alguns elementos foi preservado para reforçar a tradição. O painel agora é digital e configurável, o ar condicionado, automático e o multimídia de 10 polegadas, projetado para fora do painel.

 

Com wi-fi nativo para até oito aparelhos simultâneos, o modelo ainda conta com os serviços da plataforma Fiat ConnectMe. O carregamento do celular é por indução   a lista de recursos de auxílio ao motorista tem sistema de leitura de placas, de manutenção em faixa de rolagem, piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência e detector de fadiga, dentre outros.

 

Outro recurso curioso e que dá prosseguimento ao histórico charme do 500  para alertar pedestres e outros motoristas, o carro emite ruídos em marcha ré e quando circula a até 20 km/h. Acima dos 25 km/h reproduz o tema de Amarcord, de Nino Rota, para quem está do lado de fora.

 

Na cabine, chama a atenção ainda o revestimento em couro dos bancos e volante, o grande teto solar e uma novidade: as maçanetas internas foram substituídas por botões.  Os faróis do 500 elétrico são em LED, assim como as lanternas traseiras. Apesar de totalmente novas, “respeitam” o estilo da carroceria anterior.

 

A Fiat venderá o elétrico, que tem garantia de 3 anos e de 8 anos para a bateria, inicialmente em 10 concessionárias de nove cidades. A expectativa é negociar um primeiro lote de 120 unidades até o encerramento do ano, segundo Herlander Zola, diretor da marca na América do Sul. (AutoIndústria/George Guimarães)