Revista Torque
Os carros elétricos estão cada vez mais populares no Brasil, que já conta com cerca de 50 mil unidades. Para os cariocas que adotaram esta forma menos poluentes de locomoção, uma novidade é o novo eletroposto do Cadeg, o Mercado Municipal do Rio de Janeiro, em Benfica (Zona Norte do Rio).
A iniciativa acontece dois anos após o Cadeg colocar em circulação o primeiro caminhão elétrico da cidade, responsável pela coleta e transporte dos resíduos do mercado até a estação da Comlurb no Caju, em um trajeto de 3 quilômetros. Neste período, o veículo evitou a emissão de 336 toneladas de CO² na atmosfera. Um similar a diesel iria emitir aproximadamente 14 toneladas de CO² por mês.
O eletroposto conta com dois conectores, um só para o caminhão (de 380 volts), e outro para veículos leves, de 220 volts, disponível para a população. O Rio concentra 9,31% do total de 500 eletropostos públicos e semipúblicos que existem no Brasil, segundo dados da ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos) em 2020. O número não inclui pontos de recarga em condomínios residenciais e edifícios de acesso privado.
A inauguração é mais uma ação na agenda de sustentabilidade do Cadeg, que, além do caminhão, conta, ainda, com o maior telhado solar do estado, com mais de 5 mil placas fotovoltaicas.
Segundo o diretor social do Cadeg, André Lobo, a adoção de energias renováveis, tanto para geração elétrica, quanto no transporte de resíduos, faz parte da agenda de sustentabilidade que o Cadeg vem construindo.
“Queremos servir de exemplo de como é possível melhorar o meio ambiente. Os carros elétricos são uma opção na redução dos gases do efeito estufa. Fomos pioneiros no Rio de Janeiro ao adotar o caminhão para fazer a remoção dos nossos resíduos, e agora, já contamos com um posto de recarga no local, tanto para o nosso caminhão, quanto para qualquer proprietário de carro elétrico”, contou.
O modelo do conector para os automóveis é o IEC 62196 TIPO 2 (padrão europeu). (Revista Torque)