Blog do Caminhoneiro
O Grupo Traton, dono da Volkswagen Caminhões e ônibus, Scania, MAN e Navistar, Daimler Truck, dona da Mercedes-Benz, e o Grupo Volvo, assinaram um acordo para instalação e operação de uma rede pública de carregamento de alto desempenho para caminhões e ônibus elétricos à bateria.
O objetivo da parceria é iniciar e acelerar a construção de infraestruturas de carregamento para aumentar a confiança dos clientes na nova tecnologia e apoiar a transformação da União Europeia para transporte livre de emissões.
As três empresas vão criar uma joint venture, que irá iniciar as operações no próximo ano, com investimento previsto de 500 milhões de Euros, cerca de R$ 3 bilhões, para instalação de 1.700 pontos de recarga para veículos elétricos, com eletricidade fornecida por tecnologias limpas. A instalação desses pontos de recarga deverá acontecer nas principais rodovias, e em pontos de carregamento e descarregamento dos caminhões.
O número de pontos de recarga deverá ir aumentando com o passar dos anos, e também com a entrada de parceiros adicionais no negócio, além da possibilidade de financiamento governamental ou isenção de tributos.
A ação conjunta do Grupo Traton, da Daimler Truck e do Grupo Volvo aborda a necessidade urgente de uma rede de carregamento de alto desempenho para apoiar os operadores de caminhões em sua transição para soluções de transporte livres de emissões de CO2, especialmente em caminhões pesados ??de longa distância. A infraestrutura de carregamento de alto desempenho que permitirá o transporte rodoviário de longa distância é uma forma econômica de obter reduções de emissões significativas e rápidas.
“Para o Grupo Traton, é claro que o futuro do transporte é elétrico. Isso requer o rápido desenvolvimento de pontos de carregamento acessíveis ao público, especialmente para transporte pesado de longa distância. Agora estamos avançando junto com nossos parceiros Daimler Truck e Volvo Group para tornar esta rede de alto desempenho uma realidade o mais rápido possível. Agora, damos o primeiro passo para acelerar a transição para um transporte sustentável e livre de combustíveis fósseis. A segunda etapa deve ser um forte envolvimento da União Europeia para a expansão total de uma rede de carregamento em toda a Europa”, disse Matthias Gründler, CEO do Grupo Traton.
“O objetivo conjunto dos fabricantes de caminhões da Europa é zerar as emissões até 2050. No entanto, é vital que a construção da infraestrutura certa acompanhe a colocação de caminhões limpos nas estradas. Juntamente com o Grupo Volvo e o Grupo Traton, estamos, portanto, muito entusiasmados por dar este passo pioneiro para estabelecer uma rede de carregamento de alto desempenho em toda a Europa”, disse Martin Daum, CEO da Daimler Truck.
“Estamos estabelecendo a base necessária para fazer uma inovação para que nossos clientes façam a transformação para eletrificação, criando um líder europeu de carregamento elétrico. Temos tecnologias de eletromobilidade poderosas e agora, com a Daimler Truck, o Grupo Traton e graças ao European Green Deal, também um entendimento de toda a indústria, bem como um ambiente político para fazer um progresso fundamental em direção a soluções sustentáveis ??de transporte e infraestrutura”, disse Martin Lundstedt, Presidente e CEO do Grupo Volvo.
De acordo com estudos recentes, serão necessários 15 mil pontos de carregamento para veículos elétricos à bateria em toda a Europa até 2025, e mais de 50 mil até 2030.
A iniciativa das empresas visa também convocar outros participantes do setor à investir na tecnologia nos próximos anos, para que a expansão da rede de carregamento seja suficiente para apoiar a transição para os caminhões elétricos, livres de emissões de poluentes. (Blog do Caminhoneiro/Rafael Brusque)